São Cristóvão é celebrado em Itabuna

, Agenda
A Comunidade São Cristóvão situada no bairro Manoel Leão, em Itabuna (BA), pertencente à paróquia Santa Maria Madalena, está realizando o Tríduo e Festa de São Cristóvão, padroeiro dos motoristas e do bairro Manoel Leão, na cidade de Itabuna. O tema deste ano é: “Eu vim para servir e ser Igreja permanente em Missão”. 
O Tríduo  teve início no dia 22 de julho, com missa todas as noites às 19h. 
A festa acontecerá nesta quarta-feira, dia 25, com procissão e carreata a partir das 15h30, saindo da Igreja Matriz de Santa Maria Madalena, situada no bairro Nova Itabuna. Ao chegar na comunidade, acontecerá a bênção dos veículos e em seguida a missa festiva, com início previsto para às 17h. 

O pároco e responsável pela capela e a Paróquia Santa Maria Madalena, o padre Tony Valério Rodrigues. 

São Cristóvão é o padroeiro dos viajantes e dos transportadores. Filho de um rei em Canaã, terra de pagãos, recebeu o nome de Reprobus. Quando cresceu tornou-se um homem muito alto e forte. Por isso, decidiu procurar homens mais fortes do que ele para servi-los. Encontrou um rei poderoso e forte, mas este tinha medo do diabo. Então, Reprobus decidiu servir a outro que dizia ser o próprio satanás. Porém, observou que satanás tinha medo da cruz e de tudo o que dizia respeito a Jesus Cristo. Por isso, Reprobus resolveu servir ao Senhor Jesus. Um monge catequizou-o na fé cristã e Reprobus foi batizado. Decidiu morar à margem de um rio muito perigoso para fazer a travessia de pessoas, as quais levava em seus ombros. Certo dia transportou um menino que ficava cada vez mais pesado à medida que Reprobus o levava. Reprobus sentia estar levando todo o peso do mundo em seus ombros. Ao final da travessia, o menino revelou ser o próprio Jesus, que confirmou-lhe a fé e a missão humilde de atravessar pessoas no rio perigoso. Daí o nome “Cristóvão”, que significa: “Aquele que carrega Cristo”. A partir de então, São Cristóvão via em todos os que atravessava a pessoa de Jesus. O amor com que São Cristóvão passou a exercer seu humilde serviço converteu a muitos na região. Por isso, ele foi preso. Não renegando sua fé, foi martirizado. Porém, São Cristóvão se tornou um dos santos mais conhecidos em todo o mundo. Padroeiro dos motoristas Bem, você deve estar se perguntando o que fez com que ele virasse o padroeiro dos motoristas, certo? A verdade é que o dia 25 de julho foi estabelecido como uma homenagem a quem trafega por esse país, pegando péssimas estradas para transportar cargas e pessoas. Nos dias de hoje, ser um motorista é ainda mais difícil, pois as estradas estão mais violentas, o número de acidentes aumentou e muitos motoristas são imprudentes. Cada um deles conta com a proteção e auxílio de São Cristóvão, para que consigam carregá-los no meio das estradas perigosas como fazia no rio perigoso que tinha onde morava. Com essa proteção, eles conseguem superar os desafios com mais facilidade. 

Foto: Arguivo Portal Católico

Deixe uma resposta