São Cristóvão é celebrado com carreata em Itabuna

, Homilias

Hoje (25) é comemorado o Dia de São Cristóvão. Em Itabuna, o dia do padroeiro dos motoristas e viajantes foi celebrado com missa e carreata pelas ruas da cidade.

O tema central da festa foi: “São Cristóvão, exemplo de Leigo na Missão de 
Jesus”. O Tríduo em preparação ao santo teve início no dia 22 deste mês.

Nesta quarta-feira, às 15h30, o padre Tony Valério, abençoou os veículos, os motoristas e as chaves de alguns veículos. Em seguida, uma carreata, com a Imagem do santo,saiu da Paróquia Santa Maria Madalena, no bairro Nova Itabuna, em direção às principais avenidas da cidade, passando também pela BR 101 e BR 415, até a chegada na Capela do santo que fica situada no bairro Manoel Leão. A carreata teve mais  de uma hora e foi  acompanhada pelas empresas do transporte coletivo da cidade e do transporte  rodoviário. E teve o apoio da Polícia Rodoviária Federal, Estadual e Sesttran. 

Às 17h foi realizada uma Celebração Eucarística  que foi presidida pelo padre Tony Valério. Na oportunidade, ele disse: “O Evangelho de hoje veio nos falar que a missão do cristão leigo à exemplo de São Cristóvão é servir. Servir como pai, como mãe, como filho, como cristão. É servir à Igreja (…)”

Conheça a história de São Cristóvão

São Cristóvão é o padroeiro dos viajantes e dos transportadores. Filho de um rei em Canaã, terra de pagãos, recebeu o nome de Reprobus. Quando cresceu tornou-se um homem muito alto e forte. Por isso, decidiu procurar homens mais fortes do que ele para servi-los. Encontrou um rei poderoso e forte, mas este tinha medo do diabo. Então, Reprobus decidiu servir a outro que dizia ser o próprio satanás. Porém, observou que satanás tinha medo da cruz e de tudo o que dizia respeito a Jesus Cristo. Por isso, Reprobus resolveu servir ao Senhor Jesus. Um monge catequizou-o na fé cristã e Reprobus foi batizado. Decidiu morar à margem de um rio muito perigoso para fazer a travessia de pessoas, as quais levava em seus ombros. Certo dia transportou um menino que ficava cada vez mais pesado à medida que Reprobus o levava. Reprobus sentia estar levando todo o peso do mundo em seus ombros. Ao final da travessia, o menino revelou ser o próprio Jesus, que confirmou-lhe a fé e a missão humilde de atravessar pessoas no rio perigoso. Daí o nome “Cristóvão”, que significa: “Aquele que carrega Cristo”. A partir de então, São Cristóvão via em todos os que atravessava a pessoa de Jesus. O amor com que São Cristóvão passou a exercer seu humilde serviço converteu a muitos na região. Por isso, ele foi preso. Não renegando sua fé, foi martirizado. Porém, São Cristóvão se tornou um dos santos mais conhecidos em todo o mundo. Padroeiro dos motoristas Bem, você deve estar se perguntando o que fez com que ele virasse o padroeiro dos motoristas, certo? A verdade é que o dia 25 de julho foi estabelecido como uma homenagem a quem trafega por esse país, pegando péssimas estradas para transportar cargas e pessoas. Nos dias de hoje, ser um motorista é ainda mais difícil, pois as estradas estão mais violentas, o número de acidentes aumentou e muitos motoristas são imprudentes. Cada um deles conta com a proteção e auxílio de São Cristóvão, para que consigam carregá-los no meio das estradas perigosas como fazia no rio perigoso que tinha onde morava. Com essa proteção, eles conseguem superar os desafios com mais facilidade. 

Confira as fotos na nossa pagina do Facebook. CLIQUE AQUI NA GALERIA DE FOTOS

Deixe uma resposta