Santuário de Nossa Senhora d’Ajuda celebra 470 anos!

, Destaques
O Santuário de Nossa Senhora d’Ajuda, a padroeira de Arraial D´Ajuda, em Porto Seguro (BA), está em festa! 
Os 470 anos estão sendo comemorados desde o dia 06/08 com caminhada de fé e missa todos os dias na igreja. 
Atualmente, segundo dados do Santuário de Nossa Senhora d’Ajuda, a igreja recebe cerca  de 15 mil romeiros na “Festa da Santa padroeira”, entre os dias 6 e 15 de agosto.
No ultimo sábado(10/08), aconteceu a 11ª Romaria a pé, de Eunápolis para o Santuário de Nossa Senhora d’Ajuda, em Arraial d’Ajuda, Porto Seguro. Às 5h30, os  fieis, turistas e paroquianos seguiram em caminhada de  fé a pé pela BR 367, entre Eunápolis e Porto Seguro. Andaram aproximadamente 70 km. Esta romaria é organizada pela Paróquia de Santo Antônio e a Diocese de Eunápolis, no Extremo Sul da Bahia. 

Às 5h30, os  fieis, turistas e paroquianos seguiram em caminhada de  fé a pé pela BR 367, entre Eunápolis e Porto Seguro. Andaram aproximadamente 70 km.

No dia 15, dia festivo, vai ter missa solene às 9h, com a presidência do bispo diocesano de Eunápolis, Dom José Edson Santana Oliveira.

Com a chegada da imagem da santa, em 1549, nascia o lindo povoado de Arraial d’Ajuda. Não se sabe ao certo quando começou a Romaria para os festejos de 15 de agosto, dia em que é comemorado com grande júbilo o Dia de Nossa Senhora d’Ajuda. Acredita-se, no entanto, que a partir do primeiro milagre da Fonte Sagrada, houve um notável aumento do número de devotos que fazem questão de acompanhar a Novena e a Festa entre os dias 6 e 15 de agosto.

Vale ressaltar que o Santuário de Arraial d’Ajuda é considerado o mais antigo santuário católico do Brasil, cuja romaria acontece a partir de 6 de agosto, com o ápice da festa em homenagem à santa padroeira do Arraial no dia 15 de agosto, data da Procissão Nossa Senhora d’Ajuda onde Romeiros de todo o Brasil se manifestam em ato de fé e tradição.

O distrito de Arraial D´Ajuda é marcado por uma tradição de romarias. A pé ou a cavalo, antigamente, famílias inteiras faziam suas peregrinações até a  localidade para o período da festa. Atrás da igreja, existe uma fonte de água pura, que para muitos, é considerada  milagrosa. Para muitos fieis  é uma oportunidade ímpar de conhecer e vivenciar um pouco, de um dos mais antigos e importantes  templos católicos do Brasil.
 
Foto:Reprodução/Facebook
 
Informações:Diocese de Eunápolis
 
Edição e adaptação de texto:Redação/Portal Católico.Net
 

Deixe uma resposta