Sacramentos: ‘Quem recebe o dom do Espírito Santo não consegue ficar parado’, diz dom Guido

, Destaques

O bispo dom Guido Zendron que cumpre a Visita Pastoral no município de Jeremoabo, fez uma pequena pausa para realizar alguns compromissos em Paulo Afonso, entre eles, a celebração do sacramento da Crisma para 25 jovens da comunidade São Sebastião (paróquia de Nossa Senhora de Fátima), nesta quarta 19.

Dom Guido insiste que os jovens procurem, em primeiro lugar, se conhecerem, e depois entenderem qual é o real motivação para pedir o sacramento da Crisma:

“Nós temos o desejo do ‘para sempre’, depois pode aconteceu de eu não conseguir; por isso o Espírito Santo é a vida de Deus que vem em mim para me ajudar – não exatamente para rezar mais – mas para  estudar mais; viver minhas amizades de uma forma melhor; ir a uma festa sem beber ou me entregar à bebida, drogas ou sexo etc., que me ajuda a viver em família e em tudo de uma forma diferente, porque o Espírito Santo não é lago somente espiritual, mas que se encarnou no ventre de Maria. E nós somos pessoas que fazem a diferença no cotidiano do mundo não porque somos melhores, mas porque vivemos de forma diferente”.

Outro ponto sempre observado por dom Guido, especialmente quando se trata dos jovens, é desconstruir a mentalidade que relativiza tudo.

“O papa fala ‘que triste ver jovens que vivem a vida no sofá’, que ficam mais preocupados se falta a internet do que se vou perder a santa missa; nós precisamos viver tudo isso, mas pensando numa reviravolta com as nossas escolhas, pois imaginem se cada um de nós aqui oferecesse uma hora por mês de caridade verdadeira?, seria a maior transformação de Paulo Afonso: ir visitar um doente, os idosos ou ajudar alguém ou estar perto. É uma hora por dia que me ajuda a viver com gratuidade o restante da vida, porque no que eu faço eu coloco através de mim a presença de Jesus, que fala: “a quem viver assim eu darei o cêntuplo aqui na terra mais a vida eterna”, que a Crisma os ajudem a viver assim, pois quem recebe o dom de Deus não fica parado, fica com entusiasmo para enfrentar tudo.”

Fonte e fotos:Diocese de Paulo Afonso (BA)

Deixe uma resposta