Paróquia Santa Rita de Cássia festeja o Domingo de Ramos

, Homilias

Neste domingo  (09) foi celebrado o Domingo de Ramos com três missas na Paróquia Santa Rita de Cássia, no bairro São Caetano, em Itabuna (BA).

Por volta das 17h, depois da bênção dos Ramos, uma multidão seguiu em caminhada pelas principais ruas dos bairros Novo São Caetano e São Caetano em direção à Paróquia Santa Rita de Cássia, e ao chegar na igreja, aconteceu a santa missa que teve inicio às 17h40min e foi celebrada pelo pároco  da igreja matriz, o frei José Genilton e concelebrada pelos frades capuchinhos: frei Carlos Inácio (vigário paroquial) e frei Francisco Freitas. 

A Semana Santa começa no Domingo de Ramos, porque celebra a entrada de Jesus em Jerusalém montado em um jumentinho – o símbolo da humildade – e aclamado pelo povo simples, que O aplaudia como “Aquele que vem em nome do Senhor”. Esse povo tinha visto Jesus ressuscitar Lázaro de BetâniaDSCN0016 havia poucos dias e estava maravilhado. Ele tinha a certeza de que este era o Messias anunciado pelos profetas; mas esse mesmo povo tinha se enganado no tipo de Messias que Cristo era. Pensava que fosse um Messias político, libertador social que fosse arrancar Israel das garras de Roma e devolver-lhe o apogeu dos tempos de Salomão.

Na homilia, frei Genilton narra a simbologia desse momento: “Quando Jesus entra em Jerusalém há um impacto muito forte, todos chamando Jesus de líder, ele ia junto com a multidão com grande simpatia, amava a todos e fazia o bem sem olhar a quem.”

Domingo de Ramos é uma festa é uma festa móvel cristã celebrada no domingo antes da Páscoa. A festa comemora a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, um evento da vida de Jesus mencionado nos quatro evangelhos canônicos (Marcos 11:1, Mateus 21:1-11, Lucas 19:28-44 e João 12:12-19). Na liturgia romana, este dia é denominado de “Domingo de Ramos e da Paixão do Senhor”.

Em muitas denominações cristãs, o Domingo de Ramos é conhecido pela distribuição de folhas de palmeiras para os fiéis reunidos na igreja. Em lugares onde é difícil consegui-las por causa do clima, ramos de diversas árvores são utilizados.

A celebração do Domingo de Ramos começa em uma capela ou igreja afastada de onde será rezada a Missa. Os ramos que os fiéis levam consigo são abençoados pelo sacerdote. Então, este proclama o Evangelho da entrada de Jesus em Jerusalém, e inicia-se a procissão com algumas orações próprias da festa, rumo à igreja principal ou matriz.

Texto e fotos:Portal Católico.net

Confira as fotos no site>>http://portalcatolico.net/portal/index.php/domingo-de-ramos-em-itabuna/

Deixe uma resposta