Missa em Ação de Graças celebra os 110 anos de Itabuna

, Destaques

Uma Missa em Ação de Graças foi celebrada na Catedral Diocesana de São José, na manhã desta terça-feira (28),às 9h, em comemoração pelos 110 Anos de Emancipação Política e Administrativa de Itabuna (BA). A celebração, por causa da pandemia e pra evitar aglomerações, foi transmitida pelas redes sociais da Prefeitura de Itabuna. Quem presidiu a missa foi o Padre Roberto da Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Ferradas. 

Confira um pouco da história de Itabuna: 

Em 1849, surgiu o Arraial de Tabocas, cortado pelo rio Cachoeira. O nome Tabocas, deve-se a um imenso jequitibá. O seu povoamento aconteceu apenas em 1867, constituído principalmente por migrantes sergipanos, entre eles José Firmino Alves, a quem se atribui a fundação da cidade de Itabuna. O seu nome tem origem Tupi, ita (pedra) e una (preta).  

Em trinta anos, a cidade cresceu bastante e por este resultado, em 1897 os moradores tentaram a emancipação do município, porém foi negada. Uma nova tentativa foi realizada junto ao governo estadual, em 1906, Firmino Alves se comprometeu doar terrenos para que as sedes administrativas fossem erguidas. 

Itabuna foi fundada em 1910 e hoje é de extrema importância na região comercial do Sul da Bahia. Por muito tempo, a sua economia se baseava na agricultura e na produção de cacau, hoje o município busca outras fontes e também utiliza o incentivo à indústrias, em decorrência de crise da lavoura cacaueira. 

A rua mais antiga e de maior circulação da cidade é conhecida como Avenida Cinquentenário, e coração econômico de Itabuna.  

A Diocese de Itabuna foi criada pelo santo Padre, o Papa João Paulo Il, no dia 07 de novembro de 1978, pela Bula Benigníssimo Dei Concilio, e foi desmembrada integralmente da Diocese de Ilhéus. 

Com a criação da Diocese de Itabuna, a Matriz São José passou a ser a Catedral Diocesana — a Igreja Mãe de todas as Igrejas paroquiais da Diocese.
De acordo com o Cânon 369 do código do direito canônico: “A Diocese é uma porção do povo de Deus, confiada ao pastoreio do Bispo com a cooperação do presbitério, de tal modo que, unido-se a ela ao seu pastor e, pelo Evangelho e pela Eucaristia — reunida por Ele no Espírito Santo — Constitua uma Igreja particular na qual está verdadeiramente presente e operante a Igreja de Cristo — Una, Santa, Católica e Apostólica. 

A Diocese de Itabuna está compreendida em sua geografia pastoral desta forma: A cidade de Itabuna sendo a Forania Centro (contendo 14 Paróquias). E outras 02 Foranias – A Forania Sul (seguindo a BR 101 e um pouco da faixa litorânea é composta por 11 Paróquias) e a Forania Norte (seguindo a BR 415 é composta por 08 Paróquias). 

Foto:José Nazal

Deixe uma resposta