Encontro de Casais com Cristo celebra 50 anos em Missa no Santuário Nacional de Aparecida

, Homilias

O Encontro de Casais com Cristo – ECC, que é “um serviço-escola da Igreja Católica Apostólica Romana, em favor da evangelização das famílias”, celebrou com uma santa missa, no último domingo, 26 de julho, às 12h, o seu Jubileu de Ouro, que foi realizado no altar central do Santuário Nacional de Aparecida em São Paulo (SP). São 50 anos de evangelização à  milhares de famílias, no Brasil e Canadá.
Com o santuário completamente vazio (devido à pandemia de Covid-19), sem  a presença de centenas de casais que fazem parte do projeto  e que, anualmente, participam da romaria, a celebração foi presidida por Dom Adair José Guimarães, que é bispo diocesano de Formosa (GO) e assistente eclesiástico nacional do ECC. Participaram alguns casais da coordenação nacional do ECC, representando os demais. 

Na oportunidade, Dom Adair disse: “A sabedoria é um dom do Alto, dom Espírito, para que possamos, no discernimento da vida, fazermos a vontade de Deus. E o tesouro é o próprio Jesus. Não há uma resposta maior do que Jesus, aos anseios de nossas vidas, de nossas existências e também para a família humana. Quão desolador é este momento da nossa história, quão triste é celebrar a santa missa na Basílica Nacional de Nossa Senhora Aparecida, sem a presença dos romeiros e romeiras, que agora, nos assistem pelas mídias. É um vazio. É um retrato do vazio do mundo sem Deus, sem Cristo, do vazio sem o amor, sem o sobrenatural, sem a graça santificante do Senhor”. 

Conheça a história do Encontro de Casais com Cristo 

O objetivo do projeto é “construir o Reino de Deus, aqui e agora, a partir da família, da comunidade paroquial, mostrando pistas para que os casais se reencontrem com eles mesmos, com os filhos, com a comunidade e, principalmente, com Cristo. Para isto, busca compreender o que é “ser Igreja hoje” e de seu compromisso com a dignidade da pessoa humana e com a Justiça Social”.
O ECC foi idealizado pelo Pe. Alfonso Pastore para ser desenvolvido em três etapas distintas, cada uma com características e finalidades próprias.

“O Espírito do ECC é a simplicidade, a doação, a oração, a pobreza, a humildade. Este é o caminho de Cristo, de São Francisco. Este é o caminho que liberta o coração e possibilita a fraternidade, que é o sinal do Reino do Pai.”
O Encontro de Casais com Cristo (ECC) foi criado pelo padre Alfonso Pastore, em abril de 1970, e foi desenvolvido em três etapas distintas, cada uma com características e finalidades próprias. A proposta foi encaminhada à Arquidiocese de São Paulo e teve a aprovação do então arcebispo, dom Paulo Evaristo Arns.

Padre Alfonso Pastore não perdeu tempo e tratou de organizar o primeiro encontro com a máxima urgência. E nos dias 10, 11 e 12 de julho de 1970 foi realizado o primeiro ECC na Paróquia Nossa Senhora do Rosário em Pompeia. Outros encontros foram realizados logo em seguida, nos meses de agosto, setembro e outubro.
O ECC se expandiu rapidamente para outras paróquias de São Paulo, para outras cidades do Estado de São Paulo, gradativamente para outros brasileiros e, finalmente, para todo o País. O rápido crescimento exigia a criação de normas que mantivessem a essência do encontro onde quer que ele fosse realizado em qualquer lugar do País.
Assim, em 1985, foi criado o Documento Nacional, reunindo os conteúdos produzidos pelo próprio Padre Alfonso Pastore e pelo casal Kleber Antônio Ferreira e Laureci Henriqson Ferreira, de Porto Alegre, com a contribuição das coordenações regionais. O Documento Nacional é uma espécie de Constituição do ECC.
Em 50 anos de existência, mais de 3 milhões de casais vivenciaram o Encontro de Casais com Cristo e testemunham as mudanças em suas vidas.

Deixe uma resposta