Memorial dos Bispos e Arcebispos de Salvador é inaugurado

, Destaques

A exposição permanente marca também a celebração dos 470 anos de instalação da Diocese primaz do Brasil.

O Memorial dos Bispos e Arcebispos da Sé Primacial do Brasil foi inaugurado na manhã desta sexta-feira, 06 de agosto, Solenidade da Transfiguração do Senhor, no Palácio da Sé, em Salvador. A exposição permanente marca também a celebração dos 470 anos de instalação da Diocese primaz do Brasil. 

Localizado no Centro Cultural Palácio da Sé dom Sebastião Monteiro da Vide, no Centro, a exposição permanente teve a presença do Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Cardeal dom Sergio da Rocha, o bispo Auxiliar da Arquidiocese de Salvador, Dom Valter Magno de Carvalho, Dom Emanuel D’Able do Amaral, Arquiabade do Mosteiro de São Bento da Bahia, Pe. Jairon Batista, ecônomo da Arquidiocese e representantes do Cabido Metropolitano como o Pe. Lázaro Muniz, e Luiz Humberto Carvalho, curador do Memorial. 


Cardeal dom Sergio da Rocha, Pe. Jurandi Souza, responsável pela pesquisa e texto, Luiz Humberto Carvalho, curador do Memorial

Em entrevista ao Fé Católica News, o Cura da Catedral e presidente do Palácio da Sé, Pe. Abel Pinheiro afirma que a inauguração é um momento expressivo e de gratidão a Deus. “São 470 anos de vida. Nós que somos os padres, bispos,as lideranças, as forças vivas da Diocese,  de hoje, temos a responsabilidade de ecoar para todo o povo as maravilhas que Deus tem operado nesta Igreja particular de São Salvador da Bahia.”, ressaltou. 

Responsável pela pesquisa e texto do Memorial, Pe. Jurandi Dantas de Souza, pároco da Paróquia Deus Menino (Engenho Velho de Brotas) compartilhou que foi uma alegria participar do projeto. “Recordar, fazer memória e voltar a conhecer pontos da história de Salvador e do seu Clero. É uma contribuição imensa e uma riqueza para a história da Arquidiocese e para tantos que visitaram e saíram mais enriquecidos daqui.”, crê.

Pe. Juraci Gomes , Vigário Geral da Arquidiocese de Salvador aponta que a iniciativa é ressuscitar a história. “Por mais que a gente leia, é diferente uma expressão cultural dessa forma. Nossos dirigentes estão de parabéns por essa beleza que abriu nossos olhos e fez alegrar o nosso coração, porque é a história da nossa Igreja, do nosso povo e com certeza da nossa fé”, elenca.

Palácio Arquiepiscopal 

O Palácio Arquiepiscopal foi fundado em 1715, pelo 5º arcebispo de São Salvador, Dom Sebastião Monteiro da Vide. Sua função era servir de resistência aos bispos e arcebispo da Bahia, bem como à Cúria Administrativa e Pastoral da Arquidiocese. 

Hoje, denominado como Centro Cultural Palácio da Sé Dom Sebastião Monteiro da Vide, o espaço tem um acervo composto por uma exposição permanente onde se destaca os segmentos da história da Igreja na formação cultural do país e um espaço para exposições temporárias e também para eventos e cerimônias. (fecatolica)

Deixe uma resposta