Duas décadas de evangelização: Dom Ceslau Stanula se despede da Diocese de Itabuna

, Eventos

Há 20 anos à frente da Diocese de Itabuna, no sul da Bahia, Dom. Ceslau Stanula se despediu nesta sexta-feira, 31, com uma Santa Missa celebrada na Catedral de São José, às 18h.

Com  a igreja completamente lotada de paroquianos das paróquias de Itabuna e das cidades circunvizinhas que abrangem a Diocese de Itabuna, a Celebração Eucarística teve início às 18h e foi presidida pelo próprio Dom Ceslau. A eventualidade ainda contou com as presenças dos trinta e quatro padres das paróquias pertencentes  à Diocese de Itabuna, além de todos os diáconos permanentes, seminaristas, vocacionados, religiosas e religiosos, representantes das pastorais e movimentos. A noite especial também teve algumas presenças especiais, como as do provincial da Bahia e da Polônia, o Padre Roque Silva CSsR (Missionário Redentorista de Bom Jesus da Lapa), o provincial redentorista da Polônia, o padre Yanus Sok, CSsR, e padres das Diocese de Ilhéus, Itabuna e Salvador.

Ao final da celebração, teve muitas homenagens e o tradicional parabéns pelos 77 anos de vida de Dom Ceslau, celebrados no dia 27 de março. Na sua homilia, que foi emocionante, ele falou do seu trabalho de evangelização na Diocese de Itabuna que ia completar 20 anos em outubro deste ano. “Chegamos ao fim da caminhada nesta Diocese. Sei que o caminho vai ser mais longo que o de costume. Queria agradecer a Deus e às pessoas que me acompanharam. Eu posso dizer com toda sinceridade que eu deixo a Diocese arrumada. Primeiro porque fizemos durante quase vinte anos o espaço físico para o trabalho tranqüilo. Temos um Centro Pastoral muito grande e bom para os encontros, cursos e etc, o que é algo muito importante para a Diocese. Temos Seminaristas, quase todas as paróquias têm padre, então a Diocese está, eu diria, mais ou menos arrumada. Não tem grandes problemas”. Dentre as principais considerações, Dom Ceslau ainda destacou os trabalhos de evangelização do padre Wesley do Carmo (pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida em Itabuna), exaltou a Comunidade Rainha da Paz, agradeceu aos padres e médicos que o auxiliaram ao longo de sua jornada e destacou o trabalho feito na Catedral.

O religioso redentorista teve o pedido de renúncia, por idade, aceito pelo Papa Francisco no último dia 1º de fevereiro.

O pontífice, na mesma ocasião, nomeou como bispo de Itabuna Dom Carlos Alberto dos Santos, transferido da diocese de Teixeira de Freitas.

Em entrevista concedida recentemente ao Portal Católico em fevereiro deste ano, Dom Ceslau disse que o padre ou o bispo nunca está desempregado: “porque sempre tem o que fazer devido a quantidade de padre que é pouca. Concretamente eu sou missionário, vim da América Latinha há 50 anos, então eu volto agora para a minha Congregação Redentorista da qual saí há tantos anos e procurarei, enquanto ainda Deus me der vida, levar a vida como religioso”.

Dom Ceslau Stanula é polonês e já atuou em seu país, na Argentina e no Brasil, especialmente no estado da Bahia, onde exerceu boa parte de sua missão desde o sacerdócio nas missões populares. Dom Ceslau foi bispo de Floresta (PE), entre 1989 e 1997; atuou como animador da Vida Consagrada no Regional Nordeste 2 da CNBB e foi membro da Comissão Episcopal de Pastoral no regional, onde também foi o responsável pela Família e pela Comunicação.

No regional Nordeste 3, foi bispo referencial da Pastoral Familiar, dos Leigos e da Renovação Carismática. Dom Stanula também foi presidente do regional Nordeste 3 da CNBB.

A posse canônica de Dom Carlos Alberto como bispo de Itabuna acontecerá no dia 7 de abril.

Fotos e texto:Portal Católico.net

 

Imagens deste evento no site:http://portalcatolico.net/portal/index.php/missa-de-despedida-de-dom-ceslau-stanula-da-diocese-de-itabuna/

Deixe uma resposta