Domingo é marcado pela Celebração da Primeira Eucaristia de diversas crianças em Itabuna

, Homilias

Vinte e seis crianças da Catequese da igreja matriz de Santa Rita de Cássia, em Itabuna receberam Jesus na Eucaristia, neste domingo (4). As crianças foram preparadas, cujos encontros aconteciam sempre aos  sábados, na Paróquia, que situa-se no bairro São Caetano.  Ao final da etapa, elas fizeram sua primeira confissão, antes das Celebrações de Primeira Eucaristia.

A Celebração Eucarística foi presidida pelo pároco da igreja matriz, o frei José Genilton, ás 9h.

dscn9243Na oportunidade, em sua homilia, frei Genilton falou sobre a importância da Primeira Eucaristia: “A partir de hoje essas crianças serão alimentadas do corpo do Senhor. Por isso, hoje é um dia muito especial para elas. Todas as vezes que elas chegarem às missas, elas serão autorizadas espiritualmente para se aproximar do sacerdote e receber o corpo de Cristo. E com isso, cabe a motivação, principalmente dos pais, para que elas sejam alimentadas sempre. E, ao mesmo tempo, nós devemos dar exemplo. Juntos, pais e filhos deve se aproximar da mesa Eucarística e todos devem ficar alegres por terem sido alimentados do corpo de Cristo. Pois,disse Jesus:”Eu sou o Pão Vivo que desceu do Céu. Quem comer deste Pão viverá eternamente”.

A instituição da Eucaristia, do Sacerdócio e do Mandamento do Amor, lembra que o cristão deve- se colocar à serviço dos irmãos.

“Os Catequizandos sempre buscam se preencher de Deus, por meio de Sua Palavra, do sacramento da reconciliação e da própria Eucaristia. Quando estamos cheios de Deus nos afastamos do pecado”, destacou frei Genilton.

As crianças que receberam a Comunhão pela primeira vez foram orientadas pelas catequistas.
As 26 crianças se prepararam por mais de três anos para receber este sacramento. Foram vários meses em preparação para este momento.

As crianças que participaram deste momento especial são filhos de paroquianos e de pessoas do bairro São Caetano e de outros bairros da cidade de Itabuna.

Desde a última e santa Ceia do Senhor, a Igreja nunca deixou de celebrar a Eucaristia, nem de crer na dscn9318Presença Real de Jesus no Pão, a Hóstia Consagrada pelo sacerdote. A palavra “hóstia” vem do latim e significa “vítima”. O cristianismo, ao entrar em contato com a cultura latina, agregou ao seu linguajar teológico e litúrgico a palavra “hóstia” exatamente para referir-se àquele que, por amor, tornou-se a maior “vítima” do pecado: Jesus Cristo. Os cristãos adotaram a palavra “hóstia” para referir-se ao Cordeiro imolado (vitimado) e, ao mesmo tempo ressuscitado, presente no Memorial Eucarístico.

Desde os primeiros tempos, desde o início da Igreja, os cristãos pregaram essa verdade recebida dos Apóstolos; algumas comunidades ditas “cristãs” dos dias atuais, porém, começaram a entender que a Eucaristia não contém a Maravilhosa Presença do Senhor, tratando-a como se fosse apenas um “símbolo”, ou “lembrança” do Corpo de Cristo. Acham que Jesus é Pão da Vida apenas no sentido espiritual, e deixaram de crer na Presença Real do Senhor no Pão e no Vinho consagrados. Por desconhecerem o sentido das Sagradas Escrituras, que imaginam observar, e talvez por falta de confiança no incompreensível Poder Divino, acabam por desperdiçar este incomparável Presente de Deus para a humanidade.

Por Redação Portal Católico

Deixe uma resposta