São José é celebrado em Itabuna! Acompanhe a programação dessa sexta-feira festiva!

, Destaques

Dezenove de março é uma data muito especial para os fieis itabunenses e devotos de São José: o santo é padroeiro da cidade, da Catedral e da diocese de Itabuna (BA). 

Hoje, pela manhã, às 7h, teve a missa da Comunidade Paroquial (presidida pelo pároco Gilvan Oliveira) e às 10h, teve a Missa da Festa, (presidida pelo bispo da diocese de Itabuna, Dom Carlos Alberto dos Santos). Este ano, por conta da pandemia, só estarão presentes, alguns padres da diocese. Na oportunidade, padre Gilvan Oliveira falou sobre a festa em homenagem ao padroeiro: “Esse é um momento muito especial para os católicos de Itabuna e de todo o sul da Bahia”. 

Como aconteceu ano passado, também está sendo esse ano: a Catedral de São José está seguindo todos os protocolos sanitários de prevenção à Covid-19. Quem acompanhou as missas presencialmente, teve que se antecipar para conseguir um lugar garantido, pois o número de fieis presentes na igreja, foi limitado, de acordo com o decreto do governo.  

O tema deste ano é: “Patris Corde. Com coração de pai”. 

Às 15h, acontece celebração da última missa. A tradicional procissão do padroeiro da cidade, não vai acontecer pela segunda vez na história. No lugar da tradicional procissão, vai acontecer uma carreata, às 16h30, com a imagem de São José pelas ruas de Itabuna e a benção dos carros. A medida é justamente para evitar aglomeração de pessoas. Portanto, as celebrações vão poder ser acompanhadas pelas redes sociais da Catedral de São José (no Instagram, no Youtube).  

Vale ressaltar que este é o Ano de São José. O Ano de São José foi convocado pelo Santo Padre, o Papa Francisco, para comemorar os 150 anos do decreto Quemadmodum Deus, com o qual o beato Pio IX declarou o santo como Padroeiro da Igreja universal. Teve início em 8 de dezembro de 2020 e seguirá até 8 de dezembro de 2021. As festividades acontecerão também no dia 1º de maio (São José Operário) e no dia 8 de dezembro (encerramento do Ano de São José).  

Esposo da Virgem Maria, modelo de pai e esposo, protetor da Sagrada Família, São José foi escolhido por Deus para ser o patrono de toda a Igreja de Cristo. 

Deixe uma resposta