Diocese de Teixeira de Freitas promove encontro das CEBS

, Destaques

As Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) da Diocese de Teixeira de Freitas/Caravelas convidam os agentes de pastoral e toda a comunidade diocesana para participarem do encontro de CEBs que acontecerá no dia 20 de março (sábado), a partir das 15h. O encontro será realizado excepcionalmente de forma VIRTUAL, via transmissão ao vivo pelo canal da Diocese no YouTube, devido às restrições em decorrência da pandemia do Covid-19. Com o tema: “Cuidar da Casa Comum – por uma sociedade sustentável“, o encontro contará com a assessoria da antropóloga, franciscana secular e assessora da Rede Eclesial Pan-Amazônica (REPAM), Moema Miranda.

Moema participou do Sínodo para a Amazônia em 2019. Possui mestrado e pós-graduação em Antropologia Social pelo Museu Nacional, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Foi ministra da Fraternidade Santo Antônio (RJ) da Ordem Franciscana Secular (OFS) e integra a secretaria da Rede “Igrejas e Mineração” da CNBB.

Entrevista a Moema Miranda sobre o Sínodo para a Amazônia – CRB Nacional
Antropóloga e franciscana secular, Moema Miranda – Imagem: CRB/Reprodução

Ela também faz parte da coordenação nacional do Sinfrajupe (Serviço Interfranciscano de Justiça Paz e Ecologia), além de participar do grupo de estudos de Ecotelogia do ITF. Atuou até agosto de 2017 no Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (Ibase). Atualmente está fazendo o doutorado em questões ambientais pela PUC do Rio de Janeiro.

O encontro (virtual) faz parte das atividades programadas para este ano na diocese de Teixeira de Freitas/Caravelas pelas CEBs. Pretende ser um momento de reflexão sobre os complexos problemas sociais, ambientais, econômicos, políticos, sanitários e culturais que estamos enfrentando na atualidade. Problemas que estão colocando em risco a sustentabilidade humana, bem como de toda a biodiversidade dentro da Casa Comum. Em atenção aos gritos que vem da realidade e aos apelos do Papa Francisco, queremos fortalecer compromissos de cuidado com a Casa Comum e com a promoção da vida, da justiça, da solidariedade e da dignidade humana“, explica Dirceu Benincá, Coordenador Diocesano das Comunidades Eclesiais de Base.(Regional NE3)

Deixe uma resposta