Portal Católico entrevista Dom Carlos Alberto: o novo bispo da Diocese de Itabuna

, Entrevistas

O bispo da Diocese de Itabuna, Dom Carlos Alberto, concedeu uma entrevista com exclusividade ao Portal Católico de Itabuna. O bispo falou das transferências dos padres, das visitas nas paróquias e do Encontro Mariano. Dom Carlos Alberto dos Santos assumiu a Diocese de Itabuna no dia 7 de abril de 2017, na Catedral de São José, local onde foi palco da solene celebração de posse. Ele é o 5ª que passa pela Diocese de Itabuna, que conta com mais de 33 paróquias, em 19 municípios. A equipe do Portal Católico parabeniza o bispo por estar cumprindo uma missão tão bonita de evangelização e amor ao próximo.

 Confira a entrevista!

 Portal Católico: Qual o objetivo de realizar visitas nas paróquias da Diocese de Itabuna?

 Dom Carlos Alberto: Para que eu possa tomar consciência do que a Diocese é, é necessário que eu passe pelas paróquias para que eu possa conhecer o povo e o ambiente em que realmente eu vou trabalhar, dando direcionamentos na parte administrativa e na litúrgica. Orientando também para algumas coisas para a nossa melhor conduta em relação aquilo que nós somos como Igreja e como pessoas. Preciso realmente conhecer o povo que Deus me deu.

 Portal Católico: Quantas paróquias já foram visitadas e quantas faltam para ser visitadas?

 Dom Carlos Alberto: Já visitei mais ou menos sessenta por cento das paróquias pertencentes à Diocese de Itabuna. De tal forma que neste mês de julho haverei de terminar.

 Portal Católico: Como o senhor ver a reação dos fieis durante a realização dessas visitas?

 Dom Carlos Alberto: Estou muito surpreso e agradecendo a Deus por isso tudo, não só pelas pessoas, mas também pelos padres. Estamos realmente buscando e querendo abraçar a todos, então quando eu chego na comunidade, eu sinto uma adesão, uma acolhida muito bonita, muito gostosa, e assim, do mesmo modo, sinto com os padres. Eles me acolhem com muita alegria, e eu digo sempre que o padre é o colaborador do bispo e ajuda o bispo a administrar da melhor maneira possível.

 Portal Católico: Depois de finalizar essas visitas será o próximo passo?

 Dom Carlos Alberto: Fazer a visita pastoral propriamente dita. Visitar a paróquia como um todo: ver documentos, encontro com as autoridades, nos colégios, nos hospitais, nas comunidades.

 Portal Católico: É verdade que vai haver transferências de padres? Explica melhor.

Tem um período para acontecer essas transferências?

 Dom Carlos Alberto: Como ainda não conheço nada, este ano não teremos mudanças, transferências, mas no próximo ano, sim. Teremos transferências de uma boa parte, visto que, muitos padres já estão há mais de seis anos numa paróquia. Então a partir de seis anos, conforme as orientações que o Direito Canônico nos dá serão feitas as transferências para outras paróquias, afinal de contas a Diocese é um todo. Dependendo da situação a transferência pode acontecer há qualquer momento.

 Portal Católico: Como fica a transferências das congregações, por exemplo, passionistas, redentoristas entre outras?

 Dom Carlos Alberto: Quem transfere essas pessoas são os próprios conventos e congregações, um superior que é chamado de provincial ou superior geral.

 Portal Católico: Qual a importância do Encontro Mariano para a Diocese de Itabuna?

 Dom Carlos Alberto: Vamos ter uma Tarde de Maria e com Maria na Catedral de São José (em Itabuna) que vai começar às 14h, no dia 16 de julho que é dia de Nossa Senhora do Carmo. E todo encontro é como se fosse um alimento para nosso estômago. E este momento é uma forma de expressa a fé e a gratidão a Deus, a forma de expressar o carinho por Jesus através de Nossa Senhora, nossa Mãe. Neste Ano Mariano, nada melhor do que dizer: “muito obrigado Deus pela mãe aparecida que aparecendo no rio Paraíba pôde nos dar cada vez mais esse caminho, e sendo hoje, portanto, essa imagem pequenina mas com um santuário tão grande”.

Deixe uma resposta