Padre que participou do Congresso Missionário da CNBB fala sobre a missão de evangelizar

, Entrevistas

Foi realizado em Itabuna (BA), entre os dias 11,12 e 13 de agosto de 2017, o 1º Congresso Missionário da CNBB da sub-região VI, que abrange as Dioceses de Itabuna, Ilhéus, Eunápolis e Teixeira de Freitas/Caravelas no sul e extremo sul da Bahia. Com o tema: “A alegria do Evangelho numa Igreja em estafo permanente de missão.” E o lema: “Como o pai me enviou também vos envio” (JO 20,21).

O Congresso teve início na sexta-feira (11), às 18h30min, com a santa missa.

 A Celebração Eucarística foi presidida pelo bispo Diocese de Eunápolis e referencial da CNBB das missões no NE3 Sub-Região VI, dom José Edson Santana de Oliveira e concelebrada por dom Mauro Montagnoli, bispo da Diocese de Ilhéus, e por dom Carlos Alberto dos Santos, bispo da Diocese de Itabuna, além de padres e diáconos das dioceses citadas.

 Também participaram do Congresso Missionário, três padres missionários brasileiros, dois pela diocese de Itabuna e um pela Arquidiocese de Salvador (BA).

Os missionários da  Diocese de Itabuna são eles: Padre Luiz Alves da Costa (Missionário Moçambique) e padre Badacer Neto, que evangelizou um período na África e hoje está em Brasília. O padre Moussa Serge Traore da Arquidiocese de Salvador/Bahia é pároco na Paróquia Santiago Maior, no bairro Boca da Mata.

O padre Moussa da Arquidiocese de Salvador falou da sua experiência em evangelizar em cidades que só tinha ele de Cristão.

Confira a entrevista com exclusividade!

 Portal Católico: Fale um pouco sobre a sua missão na África.

 Padre Moussa: Eu sou de uma Congregação Missionária que se chama os Missionários da África que trata-se de uma Congregação de padres e irmãos que vão a lugares que o Evangelho ainda não chegou, para apresentar Jesus a este povo, esperando uma conversão deste povo, para que ele ao menos aceite o Evangelho de Cristo. Então, na África nós temos paróquias, visitamos lugares que precisam deste Evangelho de Cristo e continuamos esta missão que já dura 150 anos.

 Portal Católico: Como é evangelizar para pessoas que não são católicas?

 Padre Moussa: É muito importante! Tem as suas dificuldades. Você vai ao encontro de um povo que tem uma história, uma identidade, uma vida. Este povo está esperando por você. Talvez esteja esperando por uma palavra de salvação que ainda não recebeu.  A primeira coisa é entrar no meio deste povo sem violência com muito carinho, amor, simplicidade. Tem que se estabelecer um relacionamento bom porque aí a pessoa percebe que você não tem uma arma, e a sua única arma é o seu coração cheio de amor, repleto do Espírito Santo, da presença de Deus. Porque o povo deve sentir a presença de Deus em você. E não só falar, falar. É sentir!

Portal Católico: Há quanto tempo está na missão?

 Padre Moussa: Há quase vinte e quatro anos que sou missionário. Missionário na Sociedade dos Missionários da África, mas eu me lembro muito bem quando criança no meu  país, que na escola, por exemplo, eu já era missionário. Um amigo meu, por exemplo, não era católico. Uma vez ele me perguntou de que religião eu er, respondi que era cristão e ele logo me perguntou: “o que é isso?”. Porque no meu país, os cristãos são poucos, são 20 por cento da população. E eu expliquei para o meu amigo da escola o que era ser cristão.

 Ao final da entrevista, padre Moussa disse: “Que Deus abençoe ao Portal Católico. Estamos juntos nessa missão. Nós não fazemos esta missão, nós colaboramos com a missão de Jesus. Somos escolhidos e enviados para espalhar essa boa nova de Jesus.”

 Padre Moussa Serge Traore, mafr, é mestre em Estudos de Religiões e Culturas, com especialização em Islã. Diretor do Centro Cardeal Lavigerie de Estudos e Pesquisas para o Diálogo Inter-religioso e Intercultural na UCSal.  Ele é autor de dois livros: The Truth in Islam (l’Harmattan, 2010), e Reencontrar a Harmonia pela Misericórdia de Deus (O Lutador, 2016).

Deixe uma resposta