Catedral de São Pedro é inaugurada em Teixeira de Freitas

, Homilias

Aconteceu nesta quarta-feira (05), a solene celebração de inauguração da Catedral de São Pedro de Teixeira de Freitas/Caravelas (BA), que tem como pároco Roberto Pereira da Silva. A celebração teve início às 19h30min, com a benção das paredes e do altar em memória do batismo. A igreja ficou lotada de fieis da cidade local, de outros de várias cidades circunvizinhas, além de autoridades civis e políticas.

Após  uma hora e meia das consagrações, teve início a santa missa que foi presidida por dom Carlos Alberto dos Santos (Administrador Diocesano) e concelebrada pelos Bispos:  Dom  João Maria Messi (Diocese de Volta Redonda- Barra do Piraí, no Rio de Janeiro), Dom Edson Santana (Diocese de Eunápolis), Dom Joaquim Wladìmir Lopes Dias (Diocese de Colatina, no Espírito Santo), além dos padres da Diocese de Teixeira de Freitas/Caravelas e Itabuna.

A Celebração Eucarística ocorre logo após o rito da dedicação, quando as partículas são consagradas sobre o altar recém ungido, definitivamente fixo, tendo a superfície de pedra e base de madeira. Esta solenidade é muito antiga na tradição da Igreja e foi presidida por Dom Carlos Alberto dos Santos, que executou consagrações importantes como:

Unção do altar e das paredes da igreja com o óleo do Crisma, tornando o altar símbolo de Cristo, o “Ungido”, e dedicando a igreja totalmente e para sempre ao culto cristão;  incenso foi queimado sobre o altar para significar que o sacrifício de Cristo, que se perpetua de maneira sacramental, sobe para Deus em odor de suavidade;o  revestimento do altar indicando que o altar cristão é a ara do Sacrifício Eucarístico e a mesa do Senhor, em volta da qual os sacerdotes e os fiéis celebram o Memorial da morte e ressurreição de Cristo e comem da ceia do Senhor. Por isso, o altar foi preparado e festivamente ornado;
a  iluminação do altar fazendo recordar que Cristo é “Luz para se revelar às nações”, cuja claridade resplandece a Igreja e por ela toda a família humana.

Ao final da celebração, o clero representado pelo padre Ronaldo, agradeceu a Dom Carlos Alberto pelos 11 anos e meio à frente da Diocese de Teixeira/Caravelas e presenteou o bispo com uma mino que representa este presbitério. “Hoje, ser Bispo é testemunhar a fé ao extremo, como um pai que ouve com cainho e atenção os seus filhos. A sua presença aqui é motivo de alegria, e mais uma vez agrademos ao senhor pelo zelo, pelo carinho com esta Diocese”, disse. O Bispo agradeceu aos religiosos e disse: “O que pude fazer em conformidade com a Igreja, eu fiz. Tentei fazer o melhor. Se não fiz, peço desculpas. Rezem por mim! Deus abençoe a todos vocês!”.

A Paróquia Catedral São Pedro foi fundada em 25 de março de 1984. Hoje, a nova igreja matriz de São Pedro tem capacidade para 2400 pessoas.

Foto:Internet

Texto:Redação Portal Católico.net

Deixe uma resposta