Trezenário de Santo Antônio acontece em Itororó

, Agenda

O Trezenário e festa de Santo Antônio, padroeiro da cidade de Itororó (BA), começou  no dia 1ª de junho, com a participação dos paroquianos e a população da cidade, e segue até o dia 12 com os preparativos para festejar  o dia de Santo Antônio, que será dia 13 e terá uma imensa programação do dia festivo.

 No dia 13, a programação começa às 6h com a Alvorada, às 9h acontecem os batizados, às 17h, missa solene (que será presidida pelo bispo da Diocese de Itabuna, Dom Carlos Alberto dos Santos), e em seguida, procissão pelas ruas da cidade.

 Santo Antônio foi definido, pelo Papa João Paulo II, como “um homem evangélico”, por causa de sua luta em viver o Evangelho no cotidiano.

 Santo Antonio ou Fernando Antônio de Bulhões, seu nome de nascença,  nasceu em Lisboa, Portugal, em 15 de agosto do ano de 1195. De família nobre e rica, era filho único de Martinho de Bulhões, oficial do exercito de Dom Afonso e de Tereza Taveira. Sua formação inicial foi feita pelos cônegos da Catedral de Lisboa. Antônio gostava de estudar e de ficar mais recolhido.

 Aos 19 anos entrou para o Mosteiro de São Vicente dos Cônegos Regulares de Santo Agostinho, contra a vontade de seu pai. Morou lá por 2 anos. Com uma grande biblioteca em mãos, Antônio avança na sua história pelo estudo e pela oração. É transferido para Coimbra, que é um importante centro de estudos de Portugal, ficando lá por 10 anos. Em Coimbra ele  foi ordenado sacerdote. Logo se viu o dom da palavra que transbordava do jovem padre agostiniano. Ele tinha conhecimento e grande poder de pregação.

 Texto:Portal Católico.net

Deixe uma resposta