SOBRE O DESFILE DA UNIDOS DE VILA MARIA

, Eventos

Aos teus pés vou me curvar
Senhora de Aparecida
A prece de amor que nos uniu
Salve a rainha do Brasil…

A escola de Samba Unidos de Vila Maria entoou aos quatro cantos Anhembi o samba enredo que já teve de inicio o refrão “Aos teus pés vou me curvar, Senhora de Aparecida…”   No enredo chamado “Aparecida – a rainha do Brasil: 300 anos de amor e fé no coração do povo brasileiro”, a Vila Maria mostrou os vários milagres atribuídos a santa  e a devoção dos seus seguidores.

Esse enredo sobre Nossa Senhora de Aparecida, trouxe polêmicas e contravessas entre o lado religioso e o lado espetaculoso que envolve o carnaval e as contradições entre religião e os pecados relacionados aos prazeres da festa carnavalesca. Porém se for pensar em unidade, será que se pode pensar também em usar o que se diz profano em uma transformação profética, ou será, que essa união poderá ser blasfêmia e alienação para a condução do pecado.

As duas hipóteses vai depender da interpretação de cada pessoa. Quem pode acompanhar o desfile da escola de samba Unidos de Vila Maria pode tirar suas conclusões, se ouve respeito da escola com Nossa Senhora de Aparecida, se o samba enredo veio como um louvor, se cada ala que passava tinha interpretação adequada da historia da santa que foi encontrada por pescadores, e se a harmonia que envolvia a escola se traduziu em uma procissão de fé na avenida. São questões que cada um vai tirar dessa apresentação que vai marcar a história do carnaval por ser um tema polêmico, por envolver princípios religiosos, mas que poderá ser relevante mediante ao mundo em que a unidade a favor da propagação da palavra de Deus ta sendo o grande desafio para as religiões.

Texto:Luciane Galvão

 Com informações do site:Na Graça Do Espirito de Jequié

Deixe uma resposta