Seminarista é ordenado Diácono na Catedral de Itabuna

, Homilias
O diaconato é o primeiro grau do sacramento da ordem, se dedica ao serviço ao povo de Deus na caridade, na palavra e na liturgia. Com a ordenação, o seminarista dá um novo passo em direção ao sacerdócio.
Neste sábado, 4 de fevereiro,  o Seminarista Muryllo Oliveira Reis foi ordenado em celebração presidida pelo bispo dom Carlos Alberto dos Santos, na Catedral de São José, em Itabuna (BA), às 18h. A concelebração aconteceu por diversos padres da diocese de Itabuna e de outras dioceses.
 
 Pela imposição das mãos de Dom Carlos Alberto, Muryllo Oliveira Reis recebeu o primeiro grau do sacramento da ordem, o diaconato.
A solene celebração eucarística reuniu padres, religiosos, diáconos, seminaristas, familiares, amigos e membros das comunidades em que os jovens atuaram durante sua trajetória pastoral.
 
Com a ordenação, o jovens adentra ao clero da diocese e podem ministrar o sacramento do batismo e do matrimônio e realizar algumas celebrações.
 
O sacramento da ordem é composto de três graus: diaconato, presbiterato e episcopado. Aos diáconos “são-lhes impostas as mãos, não para o sacerdócio, mas para o ministério sagrado. Fortalecidos com a graça sacramental, servem o povo de Deus, em união com o Bispo e o seu presbitério, na diaconia da liturgia, da palavra e da caridade. A sagrada Ordenação é conferida pela imposição das mãos do Bispo e a Oração, através da qual ele bendiz o Pai e invoca o dom do Espírito Santo para a realização do ministério”, explica o rito de ordenação dos diáconos. Esse ministro, de acordo com as Sagradas Escrituras e a Tradição, é aquele que veio para servir e não ser servido, seguindo o exemplo de Jesus.
 O próximo passo da caminhada vocacional é a ordenação presbiteral, que será realizada num período de seis meses a um ano após a ordenação diaconal.
 
Composta de vários ritos que expressam a entrega do ordenando a Jesus Cristo e à Igreja, a celebração foi marcada de muita emoção.
Durante a celebração, Muryllo Oliveira Reis foi chamado à frente da comunidade e apresentado ao bispo pelo reitor do Seminário Padre Adriano Fernandes.
 
Após a homilia, o seminarista manifestou perante o povo de Deus a sua livre vontade em assumir o ministério do diaconato. Em seguida, já prostrado ao chão, cantou-se a Ladainha – momento em que o bispo, o clero e todos os fiéis rogam a Deus “que derrame com bondade a sua bênção sobre este servo”. Logo depois foi feita a imposição das mãos e a prece de ordenação pelo bispo, a qual pede a Deus que “envie sobre ele, o Espírito Santo que o fortaleça com os sete dons da vossa graça, a fim de exercerem com fidelidade o seu ministério”. Ainda como parte do ritual, o diácono foi revestido de estola e a dalmática (vestes próprias do ministério), recebeu o Livro dos Evangelhos das mãos do bispo, o abraço da paz e acolhida do clero ao novo diácono diocesano.
 
Na homilia, Dom Carlos ressaltou que: “O Seminarista Muryllo escolheu para o lema da sua ordenação: ‘Buscai as coisas do Alto’. Que essa palavra, Muryllo, seja para você, de profundo encantamento e que você jamais esqueça que se deve buscar as coisas do Alto. As coisas da Terra passam, mas as coisas do Alto, permanecem e levam para um caminho de santidade, doação, para um caminho de serviço”.
 

No final da celebração, muito emocionado, Muryllo Oliveira Reis agradeceu a todos que o acolheram nos oito anos de sua formação, às paróquias, às pastorais, ao clero e principalmente aos amigos e familiares que sempre rezaram e o apoiaram na caminhada pelo discernimento vocacional.

CONFIRA A GALERIA DE  FOTOS 

Deixe uma resposta