Semana da Família está acontecendo na Diocese de Itabuna.

, Destaques
Na Diocese de Itabuna, no sul da Bahia, não poderia ser diferente, está acontecendo a Semana da Família, na qual está sendo realizada, nas paróquias,  santa missa, terço luminoso, palestras, oração do santo terço, adoração ao santíssimo sacramento, pregação, teatro, louvor, entre outros momentos de evangelização com a participação de outras pastorais e movimentos.  
 
No sábado (19/08) acontece o encerramento da Semana Nacional da Família, com uma santa missa, às 18h, na Catedral Diocesano de São José em Itabuna.
No contexto do Mês Vocacional, celebrado em agosto pela Igreja católica em todo o Brasil, a Semana Nacional da Família é realizada na segunda semana, com início no Dia dos Pais. Neste ano, portanto, teve início no dia 13 a 18 de agosto. De norte a sul do Brasil, as paróquias e as famílias refletem, aprofundam e se catequizam através do “Hora da Família”.
 
O tema para este ano é: “Família, fonte de vocações” e o lema: “Corações ardentes, pés a caminho (Lc 24, 32-33).
A família é a fonte de todas as vocações.
 
Neste tempo em que vive-se o Sínodo, todos são chamados à comunhão, participação e missão. No seio familiar, Igreja doméstica, com suas alegrias e tristezas, com seus dons e suas fragilidades, Deus chama as diferentes vocações para servir a Igreja, na multiplicidade de carismas a serviço da missão.
Quanto mais as famílias compreenderem a importância de cultivar dentro dos lares os valores cristãos, mais vão surgir vocações para servir toda a Igreja.
 
Em entrevista à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), o secretário executivo da Comissão Nacional, Padre Crispim Guimarães, disse acreditar que é nas famílias que as vocações precisam ser trabalhadas.
“E se existe um lugar privilegiado de valorização e descoberta da vocação, ele se chama família. Por isso, Família, fonte de vocações, é nela que as vocações precisam ser trabalhadas, isto é, cada família deve proporcionar para que seus membros descubram aquele chamado que Deus, no seu infinito amor, colocou no íntimo de cada coração e que é a única possibilidade de vida feliz. Quem não descobre sua vocação não terá um coração alegre e realizado!”, disse.
 
Hora da Família
O subsídio Hora da Família completa, em 2023, completou 27 anos de publicação. Em 1996, quando o Brasil se preparava para receber o Papa João Paulo II por ocasião do II Encontro Mundial das Famílias, marcado para o ano de 1997, o bispo auxiliar do Rio de Janeiro (RJ) dom Rafael Llano  Cifuentes preparou um material para ajudar as famílias na preparação para o encontro.”Durante os doze meses que antecederam a visita de João Paulo II, dezenas de milhares de famílias se reuniram, em seus lares ou nas suas comunidades, para fazerem a ‘Hora da Família’. Foi uma l experiência tão bem sucedida que o Setor Família da CNBB pensou em difundi-la em todo o Brasil, para que mais e mais famílias pudessem se beneficiar desses momentos de meditação e convívio”, lê-se na apresentação do primeiro material publicado pelo então Setor Família da CNBB, atual Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da Conferência.
O Hora da Família é um material com roteiros de reflexão e oração para fortalecer o trabalho de evangelização das famílias. Com suas propostas de aprofundamento dos ensinamentos da Igreja e testemunhos, o material também tem o intuito de fazer com que todas as pessoas compreendam o valor único e próprio da família; que sejam fortalecidos os laços familiares; e que cresça a espiritualidade familiar.
Foto: Redes Socias

Deixe uma resposta