Santuário Nacional celebra Vigília pelos Mortos de AIDS e Dia Mundial das Comunicações Sociais no fim de semana

, Artigos

Atividades fazem parte do calendário da Igreja e serão realizadas na Basílica de Aparecida

Por Lídia Tostes

O fim de semana no Santuário Nacional de Aparecida (SP) será marcado por celebrações importantes da Igreja Católica. No sábado (20), às 18h, ocorre a Missa Nacional da 40ª Vigília Pelos Mortos de AIDS. Já no domingo (21), o 57º Dia Mundial das Comunicações Sociais será recordado na missa das 8h, no Altar Central da Basílica.

40ª Vigília Pelos Mortos de AIDS é promovida pela Pastoral da AIDS da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). A Vigília ocorre todos os anos, sempre no terceiro fim de semana de maio.

Este ano, o movimento traz o tema “Memória e Reconhecimento”, convidando os cristãos a fazerem memória dos que partiram pela doença e a se engajarem em ações concretas no cuidado de si e dos outros, além de aumentar a consciência social sobre o HIV e a AIDS.

Presidirá a Missa Nacional o bispo da diocese de Nova Friburgo (RJ) e referencial da pastoral da AIDS da CNBB, Dom Luiz Antônio Lopes Ricci.

Já o 57º Dia Mundial das Comunicações Sociais é celebrado, em toda a Igreja, no domingo da Ascenção do Senhor. Para guiar as reflexões da data, Papa Francisco escolheu como tema: Falar com o coração. “Testemunhando a verdade no amor” (Ef 4, 15).

A mensagem do Santo Padre para a celebração foi publicada em 24 de janeiro, como de costume, na memória de São Francisco de Sales, padroeiro dos jornalistas, escritores e comunicadores. Na carta deste ano, o pontífice ressalta a importância de comunicar cordialmente, com o coração:

[…] podemos entrar na dinâmica do diálogo e da partilha que é, em concreto, comunicar cordialmente. E, se escutarmos o outro com coração puro, conseguiremos também falar testemunhando a verdade no amor. 

Isto, em uma linguagem de paz, como complementa em outro trecho “Hoje é tão necessário falar com o coração para promover uma cultura de paz, onde há guerra; para abrir sendas que permitam o diálogo e a reconciliação, onde campeiam o ódio e a inimizade. No dramático contexto de conflito global que estamos a viver, urge assegurar uma comunicação não hostil. ”

As duas celebrações têm transmissão da Rede Aparecida de Comunicação (TV Aparecida, Rádio Aparecida e Portal A12), Aparecida ao Vivo e Aplicativo Aparecida. Nas redes sociais do Santuário Nacional também é possível acompanhar as atividades.

Foto: Thiago Leon/Santuário Nacional

Deixe uma resposta