Os mais de 500 participantes do 3º Nordestão de Catequese, realizado de 26 a 28 de julho, em Aracaju, encontraram nesse evento a motivação necessária para a renovação do seu ardor missionário. Estruturado com quatro conferências, plenárias, celebrações eucarísticas e vários outros momentos edificantes, o encontro proporcionou uma profunda imersão nos desafios e possibilidades para a Iniciação à Vida Cristã na atualidade.
O auditório do Seminário Maior Nossa Senhora da Conceição ficou completamente tomado por delegações dos nove estados do Nordeste. Além de catequistas, o evento acolheu expressivo número de bispos, sacerdotes e seminaristas.
A assessoria do evento ficou sob a responsabilidade de Dom Leomar Brustolin, bispo auxiliar da Arquidiocese de Porto Alegre-RS, professor da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, e escritor de vários livros relacionados à Iniciação à Vida Cristã. O Nordestão, segundo ele, atingiu plenamente os seus objetivos ao permitir uma valorização do catequista, um aprofundamento sobre a Iniciação à Vida Cristã e a celebração da caminhada.
Dom Leomar disse que “apesar dos grandes desafios do nosso tempo é urgente fazer o querigma, o anúncio de Jesus Cristo, que é uma atitude missionária de ir ao encontro das pessoas não apenas nos espaços religiosos. Elas precisam de Jesus, especialmente por causa da crise do sentido da vida e da perda da própria dignidade humana”. O prelado entende que esse querigma deve ser traduzido numa mistagogia – uma educação para o mistério. “Devemos continuar aprofundando a experiência do encontro com Jesus. Iluminados pela imagem da samaritana que encontra Jesus no poço de Jacó, devemos amplificar a nossa sede, sede de Deus, sede de vida, certos de que só em Cristo encontramos isso”, concluiu.
O 3º Nordestão de Catequese também foi enriquecido com a participação do arcebispo metropolitano de Aracaju, Dom João José Costa, que presidiu a missa de envio, neste domingo (28), além dos bispos de Estância-SE (Dom Giovanni Crippa), Paulo Afonso-BA (Dom Guido Zendron), Penedo-AL (Dom Valério Breda) e Parnaíba-PI (Dom Juarez Souza Silva), referencial para a Catequese no Regional Nordeste 4.
O encontro foi resultado de uma ação conjunta da Comissão Bíblico-Catequética dos regionais NE1, NE2, NE3, NE4 e NE5, sob a coordenação de Teresinha dos Santos Resende Barbosa, que está à frente dessa comissão na Arquidiocese de Aracaju e no Regional Nordeste 3.
Fonte e foto:Arquidiocese de Aracaju(SE)
Comments
No comment