Participe dos festejos de São Cosme e Damião em Itamaraju!

, Destaques

A Paróquia São Cosme e São Damião na cidade de Itamaraju, no extremo sul da Bahia, divulgou toda a programação da festa em homenagem aos padroeiros do município. A festa religiosa começou com a celebração de envio no último domingo (15/09), às 19h30, com o tema: “O Sacramento do Batismo: um chamado para assumir a missão” (Mt.28,19).

Pe. Frei Givaldo dos Santos Lima, OFMCap, que está à frente da Paróquia,explicou a escolha do tema para a imprensa local: “O documento 107 da CNBB fala sobre a iniciação cristã. Então nós pegamos o primeiro sacramento que é o Batismo e vamos falar a respeito dele. Ao longo deste novenário, teremos padres e frades que virão celebrar conosco”.

As comemorações em homenagem a São Cosme e São Damião, começam com carreata na segunda-feira, 17. A Igreja Matriz de São Cosme e São Damião fica localizada na Praça da Independência, na cidade baixa, centro de Itamaraju.
A programação prevê celebrações eucarísticas todos as noites  sempre às 19h30 de 17 a 26 de setembro e logo após a celebração eucarística haverá quermesse com vendas de alimentos variados e toda a renda será em prol da paroquia e as comunidades.
É feriado municipal religioso, na terça-feira, 26, dia  festivo, e terá uma programação especial: às 05h,  Alvorada de fogos. Às 8:30 terço meditado, às 10h tem missa solene,  e meio dia tem almoço comunitário.

Os festejos serão encerrados com procissão às 16h e bênção do santíssimo sacramento.

Vale ressaltar que a paróquia é administrada pelos Frades Capuchinhos de Bahia e Sergipe.
Confira programação completa (no cartaz em anexo)

Conheça a história dos santos gêmeos:

Os irmãos gêmeos Cosme e Damião, de pais ricos, nasceram na Arábia, na metade do século III. Os meninos gêmeos foram para a Síria a fim de estudar medicina e se estabeleceram na Egéia da Cilícia. De acordo com a tradição católica, eles foram acusados de ser cristãos, curar os enfermos com “magia” e não obedecer ao edito imperial, que ordenava fazer sacrifícios aos deuses pagãos.
Mesmo diante da situação, eles não se esconderam e foram mortos no início do século IV, por não negarem a fé no Salvador Jesus. Nos dias atuais, muitos cristãos também ofertam a vida em sacrifício na defesa da fé.
Foto: Pascom/Paróquia São Cosme e São Damião de Itamaraju
Informações: Diocese de Teixeira de Freitas (BA)/Adaptação de Texto:Portal Católico.Net

 

Deixe uma resposta