Paroquianos conhecem um pouco sobre a vida de Santa Rita

, Homilias

Rendemos louvores e glórias a Deus pela 4ª noite do Novenário da nossa padroeira Santa Rita de Cássia, que aconteceu neste domingo, 16/05, às 19h, na Igreja Matriz de Santa Rita de Cássia, bairro São Caetano, Itabuna/BA. Presidida pelo Frei José Genilton e co-celebrada pelo o pároco Frei Gilton Oliveira, a celebração trouxe uma mensagem especial sobre a vida de Santa Rita de Cássia.

            Durante sua homilia, Frei Geniton fez uma síntese sobre a vida da nossa padroeira, falando um pouco sobre a missão desta mulher de fé: “Os estudiosos ainda não tem certeza da data de nascimento de Santa Rita, eles acreditam que Rita nasceu entre os anos de 1370 e 1400, mas todos eles concordam sobre a grande riqueza da espiritualidade dessa santa. Rita nasceu em uma época de dureza, de conflitos, de rivalidades, uma época que havia leis duras para tudo, e foi nesse ambiente que ela cresceu. Ela era de família religiosa e queria ser freira, mas seus pais queriam que ela casasse. Então, ela casou-se com Paulo, um jovem de família rica muito envolvido com os conflitos sociais existentes daquela época. Eles casaram-se e tiveram dois filhos, tudo indica que eram gêmeos”.

MISSÃO NA FAMÍLIA

            “Contudo, o marido de Rita permanecia no mundo de conflitos, guerras e  vinganças. Rita o aceita como ele é, mas entrega-se à oração. Para Rita era uma batalha diária, e com a força da oração, da espiritualidade vai levando aquele jovem à mudança. Rita vivia orando, joelhos dobrados, e, aos poucos, ela percebeu a força de Deus agindo em sua família. Paulo não sentia mais prazer pela violência, ele queria a paz e decidiu mudar de vida. No entanto, nesse processo de mudança, Paulo é assassinado. Rita fica sozinha com seus filhos adolescentes, mas que, inconformados, decidem vingar-se da morte do pai. Rita não aceita, ela está na contramão das leis da época, e continua colocando tudo nas mãos de Deus, e pede que entre a vingança e a morte, prefere que o Senhor Deus leve seus filhos para o céu. Seus filhos adoecem e morrem. Ela fica sozinha. Decide ir para o mosteiro, mas não é aceita. Ela não se irrita, mas ora. Rita entra num vazio imenso. A experiência do vazio, da tristeza, é grandiosa, mas ao mesmo tempo, dá espaço para o Espírito Santo entrar e agir. É mistério de Deus. E é nesse processo interior que Rita consegue entrar para o mosteiro, é a ação de Deus. Nós vivenciamos Deus, o sentimos, mas não o explicamos. Já no mosteiro, em sintonia com o Senhor, Rita recebe o estigma de Jesus. Ela vai trabalhar no meio dos irmãos, e todos que se aproximam dela sentem algo divino, a presença de Deus. Aproximadamente aos setenta anos Rita morre. E mesmo antes da morte, ela já realizava milagres.” Disse Frei Genilton

APRENDIZADO PARA NOSSA VIDA

“Toda a vida de Rita nos leva a refletir: o que fazemos como estamos em meio a um conflito? Nos desesperamos? Não podemos esquecer que somos homens e mulheres que recebem o Corpo de Cristo, que somos templos do Espírito Santo, que somos de Deus. E, assim como Paulo apóstolo, que possamos também dizer: ‘Já não sou eu que vivo, mas é Cristo que vivo em mim’. Não se esqueçam que Rita nunca deixou de estar com joelhos dobrados. O inimigo de Deus tem medo daqueles que tem os joelhos dobrados”.

“Que o Espírito Santo, que esteve com Rita, Maria, os apóstolos, que foi nos enviado por Jesus quando disse “recebam o Espírito Santo”, que Ele estejam agindo em nós, na vida de todos os paroquianos, concluiu frei José Genilton.

O Ministério de Música Chama Viva foi responsável pela animação litúrgica com cantos e louvores, tendo a Pastoral Familiar e Pastoral do Dízimo como responsáveis pela liturgia da noite.

Em comemoração ao Dia Mundial das Comunicações Sociais, neste domingo, 16/05, o Frei Gilton rendeu graças a Deus e parabenizou, juntamente com a assembleia, a Pastoral da Comunicação (Pascom) por utilizar-se dos meios de comunicação para evangelizar e fazer com que a Palavra de Deus chegue aos irmãos e irmãs nos diversos de lugares possíveis.

Álbuns de fotos:https://www.facebook.com/portalcatolicooficial

Texto: Pastoral da Comunicação (Pascom)

Paróquia Santa Rita de Cássia/Diocese de Itabuna(BA)

Deixe uma resposta