Paróquia em Itabuna inicia programação do Tríduo Pascoal

, Homilias
Nesta quinta-feira, 06/04, os católicos no mundo inteiro iniciam a celebração do Tríduo Pascal, ou seja, o período de tempo que vai da tarde de quinta-feira santa até a manhã do domingo de Páscoa.
Na Paróquia Santa Rita de Cássia, em Itabuna (BA), o Tríduo Pascal teve início às 19h, com a igreja completamente lotada.
Na homilia, o Padre Frei Luciano Oliveira disse: “Com esta celebração estamos iniciando o Tríduo Pascal dentro da Semana Santa, da Semana Maior. E hoje, nós temos grandes posturas ou grandes ensinamentos de Nosso Senhor Jesus Cristo. Primeiramente, fazemos memórias ou estamos fazendo memória da ceia pascal de Nosso Senhor Jesus Cristo”.
Você pode conferir a celebração completa, acessando este link: https://www.youtube.com/watch?v=vphDfI6nURY.
A celebração do Triduum Sacrum representa nossa aproximação com a memória do sacrifício de Jesus Cristo por nós, do Cordeiro de Deus imolado, para remissão dos pecados. E não se resume em relembrar o sacrifício de Cristo, mas em nós mesmos nos voltarmos para o caminho de Deus, renovados pelo perdão. Participar do Triduum Sacrum é também cumprir o mandamento de guardar os domingos e festas de guarda e obedecer à Doutrina Católica Apostólica Romana. É que o cânone 1.247 do Código de Direito Canônico dispõe que “No domingo e nos outros dias festivos de preceito, os fiéis têm obrigação de participar na Missa; abstenham-se ainda daqueles trabalhos
e negócios que impeçam o culto a prestar a Deus, a alegria própria do dia do Senhor ou o devido repouso do espírito e do corpo”.
Ao lembrarmos do mandamento de guardar domingos e festas de guarda, temos que reacender em nós a perseverança que nos mantêm no caminho dos céus.
São João Paulo II, ainda Papa, escreveu na carta aos sacerdotes, por ocasião da Quinta-feira Santa, de 1999, “o Triduum Sacrum, os dias santos por excelência, durante os quais misteriosamente participamos no regresso de Cristo ao Pai, por meio da Sua Paixão, Morte e Ressurreição.
De fato, a fé garante-nos que essa passagem de Cristo ao Pai, ou seja, a Sua Páscoa, não é um acontecimento que diga respeito só a Ele; também nós somos chamados a tomar parte nela: a Sua Páscoa é a nossa Páscoa”.
O Tríduo Pascal envolve três momentos em uma única celebração.
Quinta-feira Santa:  “Começamos com a celebração da Ceia Pascal, na quinta-feira à noite, em
que nós fazemos memória da grande ceia da despedida, que começa, segundo o evangelista João, com o gesto do lava-pés. Cristo manifesta sua disponibilidade a amar até o fim, ele se considera o servo da humanidade”.
Sexta-feira da Paixão: “Depois da Ceia Pascal, com a celebração da Eucaristia, memória viva do
maior mistério do amor de Deus, do sacrifício de Cristo até as últimas consequências, eis que, na sexta-feira, nós celebramos este rito sóbrio de uma intensíssima espiritualidade da morte do Senhor. Naquele dia, a Igreja não tem a celebração da eucaristia, mas convida seus fiéis a olhar, a contemplar o crucificado, Cristo que morre na Cruz. Ele nos amou até doar a última gota do seu sangue”.

Sábado Santo: “Depois do silêncio do Sábado Santo, em que a Igreja medita e reflete
Cristo morto, eis que chegamos à noite da Vigília Pascal, em que celebramos a vitória de Cristo sobre a morte, a morte foi vencida e a Igreja vibra e renova a sua fé, a sua esperança numa plenitude vivida de
realização que Cristo já semeou, plantou na terra e que nos fins dos tempos se realizará plenamente. A Vigília Pascal conclui o tríduo”.

Confira a programação: 

07/04 – SEXTA-FEIRA SANTA

7h às 12h – Adoração

Pastorais, Grupos e Movimentos.

15h- Oração da Via-Sacra 15h30 – Celebração da Paixão de Cristo seguida
de Procissão.

08/04 – SÁBADO SANTO

19h – Celebração da Vigília Pascal Igreja Matriz

09/04-DOMINGO DE PÁSCOA

6h30 – Santa Missa da Ressurreição.
9h – Santa Missa da Ressurreição.
18h- Santa Missa da Ressurreição.

Deixe uma resposta