A Diocese de Itabuna, no sul da Bahia, está em festa! Hoje (26), o bispo diocesano Dom Carlos Alberto dos Santos comemora 13 anos de vida episcopal. Ele, em sua humilde vocação, se dispôs a servir em nome de Jesus e colaborar para o crescimento do Reino de Deus por meio de seu Evangelho, doando-se de corpo, alma e coração a este Ministério de amor, fé e adoração. Colocou sua vida “frente a frente com o Reino” acolhendo o chamado ao serviço nos três graus do sacramento da Ordem. Como diácono, fazendo-se servidor; sendo presbítero, para se tornar mais “parecido com Jesus”; e, continuando sua linda caminhada de amor pelo Reino de Deus, foi escolhido para o Episcopado, sinal de Unidade Apostólica em Jesus.
Dom Carlos Alberto dos Santos foi ordenado padre em 1983, em Tobias Barreto (SE), nomeado bispo em 15 de junho de 2005 e ordenado em 26 de julho do mesmo ano, em Aracaju (SE).
Dom Carlos cursou Filosofia em Lorena (SP) e Teologia no Instituto Salesiano Pio XI, em São Paulo (SP). Em sua trajetória antes do episcopado, já atuou como reitor do seminário provincial Nossa Senhora da Conceição, em Aracaju (SE). Também foi responsável pela Pastoral Vocacional da arquidiocese de Aracaju (SE), assim como já foi membro do Conselho Presbiteral, do Colégio de Consultores e assistente espiritual arquidiocesano do Apostolado da Oração.
Em junho de 2005, foi nomeado por Bento XVI Bispo para a Diocese de Teixeira de Freitas-Caravelas(BA). Sua ordenação episcopal aconteceu em 26 de julho daquele mesmo ano e seu lema episcopal é “Per Mariam ad eucharistiam”.
Em solene celebração na Catedral de São José, Dom Carlos Alberto tomou posse como 5º bispo na Diocese de Itabuna no dia 7 de abril de 2017.
Que a Luz da Verdade de Cristo seja a sua Luz.
Que a Vossa Ação Pastoral seja um farol a iluminar e direcionar as Paróqias e seu Povo esoperançoso.