Pandemia modifica celebrações do Dia de São José em Itabuna. Confira como foi a festa do padroeiro!

, Homilias

Celebrou-se- hoje, 19 de março, a Solenidade de São José. Neste dia, a Igreja, espalhada pelo mundo todo, recordou solenemente a santidade de vida do seu patrono. Esposo da Virgem Maria, modelo de pai e esposo, protetor da Sagrada Família, São José foi escolhido por Deus para ser o patrono de toda a Igreja de Cristo.

Em Itabuna (BA), São José ganha diversas homenagens, pois ele é padroeiro da cidade, da Diocese e da Catedral que leva o seu nome.

 Desde o dia 10 de março que as festividades acontecem em homenagem ao padroeiro. E as homenagens chegaram ao fim nesta quinta-feira.  
O tema central da festa foi: “Senhor, que queres de mim?  E o lema: “Vem e segue-me”.   Mas neste ano, a comemoração do dia 19, que é o dia de São José, foi um pouco diferente. Pela primeira vez na história, a tradicional procissão não aconteceu. O Bispo, por meio de uma nota, informou que a procissão estava suspensa por conta da atual situação em que a região, o país e o mundo se encontram, por conta da expansão do novo coronavírus, a doença conhecida como Covid-19. Por medida preventiva, é recomendado que as pessoas evitem aglomerações para não correr o risco de ser infectado com o vírus. Para compensar a ausência da procissão, o número de missas aumentou.

 A primeira missa do dia aconteceu às 7h, com a presidência do bispo diocesano dom Carlos Alberto ás 10h. Depois dessas duas missas pela manhã, aconteceram duas missas à tarde, nos horários de 15h e 17h. Durante todo o dia, logo após uma missa e outra, o Santíssimo Sacramento foi exposto para os fieis, visitantes e paroquianos. Na missa das 15h, foi realizada uma procissão no interior da igreja com andor, flores e a imagem do santo.

Vale ressaltar que as missas aconteceram de forma mais rápida e foram transmitidas via internet para quem quisesse assistir de casa. 

A celebração das 17h foi presidida pelo padre Acássio Alves (pároco da Paróquia São Judas Tadeu e coordenador das pastorais da diocese). Na homilia, ele disse: “José fala a partir do silêncio. É preciso saber silenciar para escutar Deus. E o primeiro testemunho de José é esse: saber silenciar. Quando a gente busca o silêncio na oração, a gente acha a resposta”.

A concelebração foi feita pelo Pe.  Gilvan Oliveira (pároco) e pelos diáconos permanentes Ailton Matos e Esmeraldo Sardinha. O padre Gilvan Oliveira agradeceu a todos os padres e bispos que abrilhantam o novenário com as suas reflexões e agradeceu a todas as equipes de pastorais e movimentos  que colaboraram com suas doações e seus trabalhos de evangelização.

 Na oportunidade, Dom Carlos, falou sobre as medidas que tiveram que ser adotadas para que os fieis pudessem continuar homenageando São José no seu grande dia: “Diante da situação em que nós estamos vivendo, achamos por bem, diminuirmos o número de pessoas nas celebrações da missa, visto que, diante desta pandemia, já que tivemos que suspender a procissão, colocamos mais missas e diminuímos a quantidade de pessoas em cada missa. Assim sendo, pedi também que os idosos não viessem para as missas e que participassem pela televisão ou mesmo pelos meios de comunicação que transmitem as missas. As pessoas estão atendendo muito bem a esse pedido e nós estamos gratos. Isto é apenas um tempo, uma fase.

É para o bem maior do nosso povo, da nossa gente e para o bem maior da nossa saúde. Nós queremos vida, saúde e pessoas com alegria e não com tristeza. De tal forma que eu gostaria de dizer para o nosso querido povo: não tem problema não vir às missas, pode ficar tranquilo. Eu assumo a responsabilidade em dizer para você ficar em casa. Faça as suas orações em casa e participe também pelos meios de comunicação. Vamos rezar para que a saúde em todo mundo, de modo particular, em nossa região, não venha afetar tanto o quanto está afetando em outros ambientes. Veja que a coisa é séria e nós queremos, realmente, que eles se sintam felizes, realizados e não com doença, não com tristeza, mas com amor, muita alegria, muita fé, confiando nesse nosso padroeiro São José, para que ele interceda a Deus por todos nós, por nossas famílias, a fim de que essa pandemia não venha acontecer como em outros países”, disse o Bispo.

Deixe uma resposta