Palavra do Pastor

Na “Palavra do Pastor” desta semana, o bispo da Diocese de Itabuna, Dom Carlos Alberto dos Santos, fala sobre a celebração da Paixão e Morte de Jesus Cristo.

Na oportunidade , ele também fala sobre a Quaresma e o Domingo de Ramos com a presença das 14 paróquias e duas quase-paróquias. Segunda-feira, dia 25, acontecerá a Missa da Unidade (conhecida como a Missa dos Santos Óleos).

Confira a mensagem do bispo:

 
“Quaresma já está dizendo: quarenta dias em preparação à ressurreição de Jesus. É um momento forte em que a gente vive o caminho de Jesus, né? Os 40 dias no deserto, mas também de sofrimento, de morte e de ressurreição. De tal forma que nós vamos chegar agora, nessa semana próxima, começar de domingo a domingo de Ramos, onde Jesus foi aclamado pelo povo como rei, como senhor da história. Mas ao mesmo tempo, esse povo mesmo que realmente aclamava Jesus como rei, também aclamou Jesus como crucificou até a morte. Ele foi morto realmente por causa do coração duro do povo. Mas Jesus mostrou que o poder que ele recebeu não foi humano, foi um poder divino. Ele ressuscitou, ele morou nessa terra, mas agora ele mora junto de Deus, mas sempre mostrando que o caminho, a verdade e a vida, é Ele, desde que nós revivamos cada vez mais a Sua Palavra. Nós nos preparemos, nós vamos ter também esse caminho de sofrimento, nem a de angústia, mas de esperança, que é a ressurreição em Jesus Cristo.
 
Sobre o Domingo de Ramos, nós já tivemos várias vezes aqui, Domingo de Ramos saindo do Jardim do Ó, e novamente nós vamos sair Domingo às 15h. Todos estão convidados para fazermos em modo público a nossa caminhada penitencial também, mas abrindo a Semana Santa, aclamando Jesus como nosso Rei, como nosso Salvador, como nosso Senhor. Então, Domingo partiremos em direção à Catedral, quando teremos a celebração da missa, mostrando que estamos iniciando a caminhada quaresmal. Queremos caminhar com Jesus carregando também a Sua cruz. Será um momento de penitência, de oração, de jejum.
Então na Sexta-feira Santa nós somos convidados a fazer o nosso jejum penitencial. Agora antes, na segunda-feira, logo em seguida, nós teremos a missa dos Santos Óleos com todos os padres, quando iremos renovar o nosso sim sacerdotal.
Na quinta-feira, nós teremos a missa do Lava-pés, onde Jesus chamou os apóstolos e lavou os seus pés. Na sexta-feira, nós teremos uma novidade: às 6 horas da manhã, sairemos aqui da porta da Catedral, em procissão penitencial pelas ruas da nossa cidade, pelo centro da nossa cidade, indo para o Cemitério central aqui da nossa cidade, e lá encerraremos.
À tarde, teremos a Celebração da Paixão, morte e ressurreição em nossas paróquias. E depois, aqui teremos procissão da Paixão com Jesus morto à tarde também. Teremos a procissão pela manhã, a procissão penitencial, a caminhada penitencial e à tarde a procissão com o Senhor morto depois da celebração da Paixão”, disse o bispo diocesano.

Deixe uma resposta