Palavra do pastor: Diocese de Itabuna poderá ter mais cinco paróquias no futuro. Confira!

Na Palavra do pastor desta semana, 11 de junho de 2021, o bispo da Diocese de Itabuna, Dom Carlos Alberto dos Santos, , fala sobre os processos de duas comunidades na cidade de Itabuna, no sul da Bahia, que podem ser paróquias no futuro.

No total, são cinco comunidades em Itabuna e cidades circunvizinhas. As duas comunidades ficam nos bairros Jaçanã (Comunidade Nossa Senhora das Graças e compõe a paróquia Senhor do Bomfim) e a outra fica situada no bairro Parque Boa Vista (Comunidade Nossa Senhora de Guadalupe que compõe a paróquia Nossa Senhora Aparecida).

Dom Carlos cita ainda,  mais três comunidades (capelas) que podem entrar em processo, no futuro, para serem paróquias, mas não neste momento, pois já existem duas em andamento. São elas: Comunidade do Sagrado Coração de Jesus que fica no bairro Urbis IV em Itabuna, outra no distrito de São João do Panelinha em Camacã e a terceira no distrito do Rio do Meio em Itororó.  

Confira a entrevista concedida por Dom Carlos: 

“Desde quando cheguei na Diocese, eu vi relato de quatro comunidades que possivelmente, poderiam ser quase paróquias, para depois, serem paróquias. Duas são aqui em Itabuna, e uma em Itororó. De tal forma que, nós estamos trabalhando em cima disso. Uma na Califórnia, na chamada Comunidade Nossa Senhora do Guadalupe, que vai ser apenas uma área pastoral para se tornar quase paróquia (porque é um processo)… para depois, se estiver fluindo com tranquilidade, formar paróquia. A outra vai ser lá no Jaçanã, na Comunidade Nossa Senhora das Graças (Jaçanã que faz parte da Nossa Senhora do Bonfim).

Quando deve acontecer, depende do processo de cada uma. Os critérios para uma comunidade ser paróquia são: ter casa paroquial; ter recursos próprios para autos sustentação; ter a matriz (e lugar para evangelização). Em outros municípios, teriam outras em São João do Panelinha, mais uma em Itabuna, na Urbis IV, e outra em Itororó. Mas, dependem do processo e da colaboração do povo para que isso possa acontecer e eu desejo que tudo isso possa acontecer da melhor maneira possível e que a graça e o amor de Deus tomem conta de nossos orações!”, disse o bispo. 

Deixe uma resposta