Palavra do Pastor: Bispo da Diocese de Itabuna ressalta importância da família e faz convite especial!

O mês de agosto é dedicado às vocações na Igreja em todo território nacional brasileiro. Uma prática que acontece desde o ano de 1981, quando os bispos do Brasil, reunidos na 19º Assembleia Geral, instituíram agosto como o mês vocacional, a fim de conscientizar as comunidades da responsabilidade que compartilham no processo vocacional.
Desde então, cada domingo de agosto é dedicado para celebrar e rezar por uma vocação específica.
 
No primeiro, foram celebradas as vocações ao ministério ordenado (padres, bispos, etc). No segundo, foi celebrada a vocação ao matrimônio, seguido da Semana da Família. No terceiro, foram celebradas as vocações à vida consagrada. E no quarto, as vocações leigas, com destaque aos catequistas. São inúmeras as iniciativas de celebrações, orações e promoção das vocações por toda a Igreja do Brasil.
 
Uma dessas iniciativas é liderada pela Comissão Nacional da Pastoral Familiar (CNPF), que anima a Semana da Família com a proposição de um tema para ser rezado e refletido em cada dia da semana, que inicia com o Dia dos Pais. Neste ano, a Semana Nacional da Família acontece de 14 a 21 de agosto e o tema proposto é: “Amor Familiar, vocação e caminho de santidade”.
 
Para colaborar na vivência dessa celebração, a CNPF publicou uma edição especial do subsídio “Hora da Família”, com o roteiro de sete encontros para serem realizados em família durante a semana. Iniciada em São Paulo na década de 1970, a Semana da Família foi alcançando outros estados até o início dos anos 90. Em 1992, a CNBB aprovou a celebração em âmbito nacional. Assim, a Semana Nacional da Família está inserida no contexto do Mês Vocacional.
 
Neste ano, segue o tema proposto no X Encontro Mundial das Famílias, realizado em junho, e do XVI Congresso Nacional da Pastoral Familiar, marcado para o fim de agosto, em Governador Celso Ramos (SC).
Dom Carlos Alberto dos Santos, bispo da diocese de Itabuna, no sul da Bahia, é o bispo referencial para a Pastoral Familiar no Regional Nordeste NE3 de Bahia e Sergipe.
 
Na Palavra do Pastor desta semana, Dom Carlos fala sobre a importância de viver essa Semana Nacional da Família, especialmente neste ano de 2022: “A Igreja preza muito pela família. A família é a base da sociedade, é o espetáculo do amor de Jesus, criado para fazer com que todos nós tenhamos uma sociedade mais justa, mais humana, mais cristã. Neste mês vocacional, estamos chamando a atenção para que a família não seja desprezada, como muitos querem. Mas, sim, que a família seja o tesouro mais bonito criado por Deus. Portanto, esta Semana é para que todos nós, tomemos consciência do caminho, do lugar, e sobretudo, do coração de Deus”.
 
Para finalizar, Dom Carlos ressalta um convite para todo o povo de Deus, em especial, aos paroquianos para participarem da celebração eucarística de encerramento da Semana da Família neste domingo,(21/08), às 18h na Catedral de São José,  com a sua presidência. 
“A família é dom de Deus, é presente de Deus. Venha você participar de cada noite, na sua paróquia, na sua comunidade, na sua família, e também, do encerramento que será na Catedral. Vamos juntos rezar, agradecer, louvar a Deus, pela família, presente de Deus”, concluiu o bispo da Diocese de Itabuna.
Foto: Valter Junior/Paróquia Nossa Senhora das Vitória em Itabuna(BA)

Deixe uma resposta