Padre Ortodoxo realiza Retiros de Aprofundamento Espiritual nas cidades de Itabuna e Ilhéus

, Eventos

Cristo nos chamou, em primeiro lugar, a uma vida interior. “O Reino de Deus não vem com aparência exterior. Nem dirão: Ei-lo aqui, Ei-lo ali; porque o reino de Deus está dentro de vós” (Lc 17,20-21). Esta é a viagem que precisamos empreender. Às vezes, percorremos lugares dos mais diversos em busca de paz, de realização e da felicidade, mas o que encontramos são decepções, muitas vezes, porque estamos sempre distantes de nosso eu profundo, aquele que se ver em Cristo e a partir de Cristo tem sua vida transformada.Esse encontro decisivo com Cristo produz conversão. Assim foi com Levi, Nicodemos, Pedro, Paulo e tantos outros. Fica evidente que Cristo não é o “aceito” em  nosso grupinho, uma distração de fim de semana. Segui-lo implica que estejamos dispostos a nos converter. E Dele ouvimos o grande imperativo existencial: “Necessário vos é nascer de novo”. Este nascer de novo acontece por meio de um recolhimento profundo que faz irromper a vida no Espírito. É como uma flor que se prepara, no silêncio da noite, para o esplendoroso desabrochar matinal. O silêncio é o útero que nos gera para o novo nascimento. Seu conteúdo é, precisamente, o Espírito de Cristo. Esse caminho traz consigo suas próprias dificuldades, mas encontramos, em todo o seu percurso a cura, a sanidade daqueles que estão em Deus.

Assim, podemos dizer que a sociedade atual regida pelo barulho nos faz deleitar em nossas próprias distâncias. Em nossas frustrações buscamos respostas imediatas onde elas não estão. Não acusamos o mundo e os seus barulhos, mas sinalizamos para o árduo trabalho do calar e contemplar que o cristão é chamado a realizar. Não precisamos culpar o mundo por seu barulho, mas precisamos sim, nos encontrar em nosso silêncio e, acima de tudo, encontrar Deus. Além disso, para avançarmos em nossa profundidade temos que atravessar realidades interiores que nos assustam. Por isso, esse caminho deve ser empreendido com Cristo.

Essa é a experiência que buscamos em todos os nossos retiros. Nós da Comunidade Mãe da Ternura e a Fraternidade da Transfiguração realizamos os nossos retiros espirituais durante todo ano de 2017 e já estamos com a programação para o ano de 2018. Nossos retiros são pautados  no ecumenismo  e no silêncio contemplativo.

Lembramos aos que têm interesse em participar conosco que já podem agendar e se planejar para esse momento de aprofundamento da fé e da caminhada cristã. Quaisquer alterações nas datas serão avisadas com antecedência. Que Deus abençoe!

Messias Nunes Correia é sacerdote Sírio Ortodoxo, autor do livro Enlace Espiritual – o encontro com Deus no Deserto. É Mestre em Letras, Especialista em História do Brasil e Licenciado em História pela Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC. Possui formação nas áreas de Filosofia (Factep) e Teologia Ortodoxa (Seminário São Básilio Magno- ISOA –DF).

 

Programação anual de Retiros-2018

Itabuna/Ilhéus

1.Retiro de Carnaval-
Dias 10, 11 e 12 de fevereiro
Tema: Os místicos cristãos e a experiência mística- testemunho de amor e fé.

2.Retiro Espiritual
Dias 21 e 22 de abril
Tema: O Caminho Espiritual de S. João da Cruz e os Padres do Deserto- diálogo entre Oriente e Ocidente.

  1. Retiro Espiritual
    Dias 08 e 09 de setembro
    Tema: Mística e Poesia- a beleza como expressão da fé.

4. Retiro Espiritual
Dias 03 e 04 de novembro
Tema: O Espírito Santo e a transformação interior
Por Padre Messias Nunes Correia

One Comments

  • Julimar santos jesus 22 / 12 / 2017 Reply

    Muito bom quem deseja uma vida íntima com o senhor viver o silêncio de Deus

Deixe uma resposta