Padre Miro é nomeado Bispo para Diocese de Guarabira. Confira a entrevista exclusiva!

, Entrevistas

A Diocese de Ilhéus, no sul da Bahia, tem  pela primeira vez em uma sua história, tem um bispo nomeado pelo papa. O anúncio oficial foi feito na manhã da última quarta-feira (04), pelo bispo da Diocese de Ilhéus, Dom Mauro Montagnoli, durante pronunciamento simultâneo com Roma. O papa Francisco nomeou o padre Aldemiro Sena dos Santos para a vacante diocese de Guarabira, na Paraíba. Atualmente, ele é pároco da Catedral de  São Sebastião em Ilhéus.

O padre e Monsenhor Aldemiro Sena dos Santos é natural de Ibirataia (BA) e tem 53 anos.

Confira a entrevista com o padre Miro!

 Portal Católico: Como está seu coração com essa nomeação?

Padre Miro: Recebi a notícia com surpresa porque a gente não espera, sobretudo, quando a gente não almeja uma missão tão sublime como esta

 Portal Católico: Quem é padre Miro? Fale um pouco sobre a sua história.

Padre Miro: Nasci em Ibirataia em 26 de junho de 1964, e em 1966, fui batizado pelo bispo daquela época, Dom Frei Caetano, que era bispo da Diocese de Ilhéus, e toda minha trajetória sempre foi marcada pela minha família. Somos uma família de oito irmãos, meu pai já é falecido, minha mãe hoje mora na sua terra natal no norte da Bahia. Sou formado em Filosofia e Teologia pelo Instituto de Teologia de Ilhéus, fui ordenado sacerdote em 1992, na Catedral de São Sebastião, em Ihéus. Como presbítero, exerci entre os anos de 1993 a 1996, o posto de reitor do Seminário Menor São Domingos Sávi, em Ilhéus. Fui pároco da Paróquia Nossa Senhora da Escada, em Olivença, Ilhéus. De 1996 a 1998, exerci o sacerdócio na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Barro Preto, Ilhéus. Depois fui nomeado coordenador de pastoral diocesano pelo bispo Dom Mauro e em seguida ele me transferiu para a paróquia Nossa Senhora Aparecida, no Malhado. Paralelo à esse serviço paroquial, também fui nomeado coordenador do Centro de Treinamento de Líderes Cristãos, que é a casa de formação dos leigos da nossa diocese. Depois dessa experiência, fui nomeado pároco da paróquia São Francisco de Assis, também em Ilhéus, e passei quase nove anos naquela paróquia. Em seguida, o bispo me nomeou ecônomo da Diocese e juntamente com esse serviço, ele me nomeou pároco da Paróquia de São Jorge.

 Portal Católico: Já tinha imaginado que se tornaria bispo?

Padre Miro: Não. No meu caso, nunca almejei, nunca fui um padre carreirista, sempre trabalhando em função do Reino de Deus, da evangelização, mas quando vem um chamado como este, a gente deve estar a serviço para ajudar a Igreja naquilo que for possível e naquilo que for impossível também. Estou sempre à disposição da Igreja.

 Portal Católico: Como está a expectativa para sua ordenação?

Padre Miro: Como primeiro bispo da Diocese de Ilhéus, muitas expectativas, sobretudo, nas comunidades onde eu trabalhei durante esses vinte e cinco anos de vida ministerial. E pra mim é um presente, tudo isso que está acontecendo em minha vida é uma transformação. A ordenação acontecerá no dia 17 de dezembro na Catedral de Ilhéus.

 Portal Católico: Como a Diocese de Ilhéus recebeu a notícia da sua nomeação?

Padre Miro: Foi uma surpresa pra mim e acredito que também para o povo e muitas pessoas falam exatamente da alegria, mas ao mesmo tempo, tristeza, porque vou sair daqui da cidade, vou ficar um pouco distante, mas sabemos que uma missão nossa deve ser uma missão além fronteiras.

 Portal Católico: O que acontece agora nesse intervalo até a posse?

Padre Miro: Primeiro vou arrumar as atividades que eu tenho desenvolvido, sobretudo, as questões burocráticas, da paróquia São Jorge, como também da Sociedade São Vicente de Paulo, onde sou presidente. Para então deixar tudo organizado até o fim de janeiro, pois a posse será no dia 02 de fevereiro de 2018, coincidentemente no dia na festa de Nossa Senhora da Luz que é padroeira da Diocese de Guarabira.

 Portal Católico: Qual expectativa para o episcopado?

Padre Miro: Não conheço muito a realidade de Guarabira, daquela Diocese, então estou indo como missionário, e lá eu vou colocar os pés no chão, para poder fazer o julgamento daquilo que é possível e depois as ações práticas juntamente com clero diocesano, com os leigos das comunidades, das religiosas e religiosos, e estarei aberto às novas realidades que poderão acontecer.

 Portal Católico: Quais são as suas missões como bispo?

Padre Miro: estar em consonância com o projeto de evangelização da CNBB aqui no Brasil e ao mesmo tempo com o plano pastoral da Diocese que é feito baseado diretrizes da ação evangelizadora da igreja no Brasil.

 

Deixe uma resposta