Ordenação Presbiteral do diácono Nilson acontece em Itajuípe

, Destaques

A Diocese de Ilhéus  celebrou, neste domingo, 25 de agosto de 2019, a Ordenação Presbiteral do diácono Nilson Roberto Silva Santos.  
Às 10h, a solene celebração eucarística aconteceu na matriz da paróquia do Sagrado Coração de Jesus, na cidade de Itajuípe (BA), sob a presidência do bispo diocesano da diocese de Ilhéus, Dom Mauro  Mongnoli, CSS. Concelebraram o bispo da Diocese de Guarabira (PB) , Dom  Aldemiro Sena dos Santos , e expressivo número de sacerdotes e diáconos da diocese de Ilhéus e de outras dioceses.

Após a procissão de entrada e da leitura do histórico, a celebração seguiu normalmente. Depois da aclamação do Evangelho, Pe. Wellington, pároco da Paróquia de Ituberá (BA) apresentou o candidato à Dom Mauro Mongnoli, para iniciar o rito de ordenação presbiteral que começa após a homilia, e é marcado pela prostração do candidato; oração consagratória de ordenação, realizada com a imposição das mãos do bispo; entrega das vestes sacerdotais, realizada pela sua família e padres; unção das mãos do neo-presbítero; entrega do pão sobre a patena e o cálice com o vinho; e a acolhida no presbitério, com o ósculo (abraço) da paz, gesto com o qual Dom Mauro Mongnoli, os demais padres presentes, acolhem o novo sacerdote. Durante a homilia, Dom Mauro disse: “Essa ordenação é mais uma graça que Deus concede à nossa diocese.  Ele será o trigésimo nono sacerdote que Deus me concede a graça de poder ordenar nesta diocese, por isto, é um motivo de alegria para mim, antes de tudo, e para toda a diocese!”.

Depois de ordenado, o então Pe. Nilson Roberto  tomou seu lugar ao lado de Dom Mauro e dom Aldemiro e dos outros padres no altar, participando do momento da consagração do pão e vinho, sob o olhar atento dos comunitários que lotavam a igreja. Na hora da comunhão, muitos fiéis fizeram questão de comungar com o neo-presbítero, tornando a sua fila para comungar a maior de todas. Carinho esse demostrado pelos comunitários também ao fim da celebração, quando todos fizeram questão de abraçar e parabenizar o novo padre, desejando chuva de bênçãos na sua nova missão com o seu rebanho.

Na oportunidade, o novo presbítero após muitos agradecimentos, afirmou: “(…)Fui escolhido não por mérito ou direito, virtudes ou habilidades. Mas como bem disse Bento XVI: ‘O Senhor é especialista em trabalhar instrumentos insuficientes’ e por isso, hoje, me constituiu presbítero. Se agora sou o que sou, pela gratuita graça de Deus!” Caravanas de várias cidades circunvizinhas participaram da ordenação.

Nesta segunda feira, (26/08) às 19h, na Paróquia São José na cidade de Ibirataia, pertencente à diocese de Ilhéus, aconteceu a primeira celebração eucarística realizada pelo religioso  após a Ordenação Prebisteral.

Nilson foi ordenado diácono na Paróquia São José na cidade de Ibirataia (BA), no dia 01 de dezembro de 2018, às 17h, quadra poliesportiva da Escola Municipal Mariana Andrade Meira.

Crédito das Fotos: Lucinéia Félix/Pascom-Paróquia Nossa Senhora de Lourdes de Coaraci (BA).
Texto: Portal Católico.Net

Deixe uma resposta