Fieis e devotos se preparam para celebrar a Solenidade de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, no dia 12 de outubro.
O tema central da festa é: “Caminhada juntos com Maria, por uma Igreja Sinodal. Comunhão Participação e Missão. E o lema: “Fale com sabedoria, ensina com amor”.
Os preparativos para a festa em honra à Nossa Senhora Aparecida, padroeira do bairro Califórnia, na cidade e diocese de Itabuna (BA), teve início dia 8 e segue até o dia 11. No dia 12, grande dia festivo, acontecerão três missas. A missa dos devotos será às 7h. A missa para as crianças será às 9h. Às 12h tem queima de fogos. Às 15h, têm batizados e às 17h, tem a missa solene com a presidência do bispo diocesano, Dom Carlos Alberto dos Santos. Em seguida, acontecerá a tradicional procissão com a imagem da santa pelas principais ruas do bairro.
Neste sábado (08/09), às 19h, aconteceu a 6ª noite do Novenário de Nossa Senhora Aparecida com a presidência e pregação do Pe. Frei Gilton Oliveira, OFMCap, Pároco da Paróquia Santa Rita de Cássia de Itabuna. A concelebração ficou por conta do Pe. Ezequias Gonçalves (pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida).
O Subtema refletido desta 6ª noite foi: “Sacramento do matrimônio: júbilo da Igreja e testemunho do mundo.
Os Responsáveis foram: Pastoral Familiar e Movimento das Mães que oram pelos filhos.
Neste período, a cada noite, os fiéis poderão realizar gestos concretos por meio da doação de alimentos não perecíveis que, posteriormente, serão destinados para famílias carentes.
Neste domingo, (09/10), a programação terá início às 11h30, na igreja matriz. Na ocasião será servido um delicioso caruru, no valor de R$15,00. Participe! E acompanhe toda a cobertura da Novena e Festa de Nossa Senhora Aparecida, nas redes socias da paróquia ou através deste link: https://youtu.be/zQBora8pMhs
Entenda a tradição de soltar fogos ao meio-dia:
O ato é um costume da Igreja Católica que conta com horários específicos para lembrar o momento em que o anjo Gabriel anuncia à Virgem Maria a concepção de Jesus.
Pontualmente ao meio-dia de 12 de outubro, os católicos promovem um espetáculo de fogos de artifício para celebrar e consagrar Nossa Senhora Aparecida, a padroeira do Brasil. A comemoração já virou tradição e ocorre em todos os cantos do país. O que muitos não sabem é que a homenagem com hora marcada tem uma explicação.
A Igreja Católica tem alguns horários considerados especiais, chamados de Hora do Ângelus ou Hora Mariana. Eles lembram o momento em que o anjo Gabriel visita a Virgem Maria e anuncia a concepção de Jesus.
A Anunciação é recordada diariamente às 6h, ao meio-dia e às 18h. Por isso, os edifícios de ritos religiosos costumam soar o sino nestes três horários e replicar a lembrança do momento em que a chegada de Jesus é anunciada.
Comments
No comment