Nossa Senhora de Fátima será celebrada neste domingo em Itabuna

, Destaques

Os preparativos para festejar  Nossa Senhora de Fátima no dia 13, continuam em Itabuna.

 O Novenário   teve início no dia 03 deste mês e segue até o próximo  domingo (13), com o  tema central da festa: “Nossa Senhora de Fátima, ensina-nos a ser sal e luz no mundo” e o lema “Assim brilhe a Vossa luz diante dos homens (Mt 5, 16)”.

Neste sábado  (12), a santa missa acontece às 7h da manhã na Igreja matriz.  À  noite, a novena tem continuação às 18h com a oração do  terço e santo ofício. Às 19h, o  subtema da última noite  da novena será: “Assim brilha vossa luz diante dos homens, para serdes sal da terra e luz do mundo”.

Vale ressaltar que a igreja matriz de Nossa Senhora de Fátima situa-se  na Avenida Juraci Magalhães, no bairro de Fátima em Itabuna e tem como pároco, o Pe.Nicolau Klak.

 13 de maio: dia festivo

O dia festivo começará às 5h com a alvorada, seguida da santa missa por volta das 7h. Às 12h tem louvor a Maria e queima de fogos. No período da tarde, às 15h, tem oração do terço e o santo ofício. E à noite, para finalizar, às 18h, tem missa solene presidida pelo bispo diocesano Dom Carlos Alberto dos Santos, seguida da tradicional procissão pelas ruas do bairro com a imagem da santa.

 

História– Em 13 de Maio de 1917, três crianças apascentavam um pequeno rebanho na Cova da Iria, freguesia de Fátima, concelho de Vila Nova de Ourém, hoje diocese de Leiria-Fátima. Chamavam-se Lúcia de Jesus, de 10 anos, e Francisco e Jacinta Marto, seus primos, de 9 e 7 anos. Por volta do meio dia, depois de rezarem o terço, como habitualmente faziam, entretinham-se a construir uma pequena casa de pedras soltas, no local onde hoje se encontra a Basílica. De repente, viram uma luz brilhante; julgando ser um relâmpago, decidiram ir-se embora, mas, logo abaixo, outro clarão iluminou o espaço, e viram em cima de uma pequena azinheira (onde agora se encontra a Capelinha das Aparições), uma “Senhora mais brilhante que o sol”, de cujas mãos pendia um terço branco.

Por:Redação/Portal Católico

Deixe uma resposta