Modelo de fé e confiança de São Joaquim e Senhora Sant’Ana é lembrado hoje

Segundo religiosos, o ato de Dulia, ou seja, a veneração a estes santos, teve origem no século VI e por causa deles, a tradição popular aproveita a data de hoje (26/07), para homenagear os avós de maneira geral

Nesta segunda-feira, a Igreja Católica faz memória a São Joaquim e Senhora Sant’Ana, estes que são pais da Virgem Maria e consequentemente avós de Jesus. Segundo religiosos, o ato de Dulia, ou seja, a veneração a estes santos, teve origem no século VI e por causa deles, a tradição popular aproveita a data de hoje (26/07), para homenagear os avós de maneira geral.

De acordo com os escritos apócrifos (textos feitos por antigas comunidades cristãs), o casal Joaquim e Ana era estéril e a partir da confiança no Senhor e da força na oração, eles puderam receber a graça de conceber, mesmo na velhice, uma filha que foi escolhida por Deus para ser a mãe do Cristo, aquEle que viria salvar o povo eleito.

Neste sentido, o devoto dos avós de Jesus e seminarista da Diocese de Camaçari (BA), José Palmeira, destacou a finalidade da invocação aos pais da Virgem Maria,  “Joaquim e Ana podem ser invocados como sinais de esperança. Um casal estéril, infeliz e humilhado, recebe de Deus a graça de gerar a mais bela de todas as criaturas, a Mãe de Deus. A esterilidade deste casal mudada em santa fecundidade mostra para todos a ação poderosa de Deus que tudo pode operar na vida dos seus servos”.
 

Há onze anos, José é paroquiano da Paróquia dedicada à Senhora Sant’Ana em Camaçari (BA).

O seminarista completa que o exemplo destes santos contribui para que o cristão aprenda a viver conforme a Providência Divina. “Sant’Ana e São Joaquim […] podem nos ajudar a sofrer as ‘demoras’ de Deus com paciência e mansidão, certos de que no momento oportuno o Senhor manifestará a sua vontade sempre fecunda.”, pontuou.

Ambos santos passaram a ser celebrados juntos somente em 1913 e diante dos relatos é evidenciada a educação que Senhora Sant’Ana e São Joaquim ofereceram à Virgem Maria, como lembra o pároco da Paróquia de Sant     ‘Ana do Rio Vermelho — pertencente à Arquidiocese de São Salvador da Bahia —, Padre Ângelo Magno Carmo Lopes, “Hoje também dia dos Mestres porquê Sant’Ana é, naturalmente, aquela que tendo a sua filha, ensinou o caminho do bem e da salvação.”, recordou.

O seminarista José pontua que é importante o (a) cristão (ã) ter a referência de um (a) santo (a), pois é necessário ter um modelo que o (a) conduza na vivência perante a presença de Deus. “Todo mundo precisa de referências. Aprendemos a falar porque ouvimos a voz dos outros; […] enfim […], ninguém pode viver sozinho. Assim sendo, precisamos de modelos que nos guiem e nos orientem para as mais diversas coisas desta vida. Assim vejo os Santos, como modelos, faróis, que tem a finalidade de nos ajudar a caminhar e a bem viver a vida na presença de Deus.”, afirmou.

Uma celebração dos avós para os avós

Diante da comemoração popular que busca homenagear aqueles que são os pilares de uma família, padre Ângelo afirma que eles são determinantes para a realização do bem na vida humana. “Os avós são, na família, essenciais para a realização do bem na vida humana, por isso reconhecemos o valor desta data a ser comemorada sempre com muito entusiasmo e valor para as gerações.”, disse.

A fim de promover a valorização destes na Igreja Católica, a partir do tema “Eu estou contigo todos os dias” (cf. Mt 28, 20), o Santo Padre, o Papa Francisco, convocou os cristãos para vivenciarem no último domingo (25/07), o primeiro Dia Mundial dos Avós e dos Idosos, concedendo a este grupo, o destaque necessário nas atividades paroquiais e diocesanas, principalmente durante a pandemia do novo Coronavírus.

Diante do fato, Padre Ângelo relatou sua felicidade, “Fico feliz por terem justamente feito o Dia Mundial dos Avós e dos Idosos, a Igreja exalta uma celebração dessa considerando que é verdade que nós temos datas e sinais significativos para a humanidade […].

 Os idosos e os avós são de uma importância extraordinária na vida dos homens. Como conceber a vida sem eles? Impossível”.

Em sua mensagem para a celebração do primeiro dia Mundial dos Avós e dos Idosos, Papa Francisco cita o Papa Emérito Bento XVI e enfatiza a relevância da oração dos mais experientes. “Como disse o meu predecessor, Papa Bento (um idoso santo, que continua a rezar e trabalhar pela Igreja), ‘A oração dos idosos pode proteger o mundo, ajudando-o talvez de modo mais incisivo do que a fadiga de tantos’. Disse-o quase no fim do seu pontificado, em 2012.”, destacou.

Padre Ângelo conclui que o incentivo do Santo Padre é um estímulo para que este grupo, ao rezar, permaneça ativo na vida em comunidade. “Só o fato da Igreja na pessoa do Papa Francisco referenciar o valor da oração do idoso já é um fato extraordinário, fazendo notar como a oração do cristão significa diante de Deus e do mundo. Com isso é importante que a pessoa do Papa faça esse incentivo para que estimule os nossos idosos e avós a rezarem sempre.”, finalizou.(fecatolica)

Deixe uma resposta