Missa dos Santos Óleos é realizada na Catedral de Itabuna.

, Destaques
Nesta segunda feira, 25/03, às 18h, na Catedral de São José, na cidade de Itabuna, no sul da Bahia, foi realizada a Missa da Unidade, conhecida como a Missa dos Santos Óleos, com a participação de todos os padres e diáconos das 33 paróquias e três quase- paróquias dos 19 municípios do sul baiano.  
                 
Hoje foram abençoados os Santos Óleos usados no ano inteiro nas paróquias das cidades que compõem a diocese de Itabuna (BA). Essa é uma das cerimônias litúrgicas da Semana Santa. É um momento de reafirmar o compromisso de servir à Jesus Cristo.
 
A celebração teve a presidência do bispo diocesano Dom Carlos Alberto dos Santos.
A igreja ficou completamente lotada de fieis.   
 
Durante a cerimônia, são abençoados o Óleo dos Catecúmenos e dos Enfermos e consagrado o Santo Crisma (daí ser chamada de Missa dos Santos Óleos e Missa do Crisma) que serão usados nos diversos sacramentos. É nesta Eucaristia que os padres renovam as promessas sacerdotais pronunciadas no dia da ordenação.
Veja a celebração completa, clicando neste link: https://www.youtube.com/live/DtfXNbOvoxY?si=aJXToTanLd9_R3ZI
 
Confira abaixo quais são os Santos Óleos e pra que servem:
 
Óleo do Crisma: uma mistura de óleo e bálsamo, significa plenitude do Espírito Santo, revelando que o cristão deve irradiar “o bom perfume de Cristo”. É usado no sacramento da Crisma, no sacramento do sacerdócio, para ungir os “escolhidos” que irão trabalhar no anúncio da Palavra de Deus;
 
Óleo dos Catecúmenos: catecúmenos são os que se preparam para receber o Batismo, sejam adultos ou crianças. O óleo é utilizado antes do rito da água e significa a libertação do mal, a força de Deus que penetra no catecúmeno. Sua cor é vermelha;
 
Óleo dos Enfermos: é usado no sacramento dos enfermos. Este óleo significa a força do Espírito de Deus para a provação da doença, para o fortalecimento da pessoa para enfrentar a dor e, inclusive a morte, se for vontade de Deus. O doente é ungido na fronte e na palma das mãos.
 

Deixe uma resposta