III Encontro Diocesano dos Homens do Terço reúne multidão de fieis em Buerarema.

, Homilias
Os dogmas da Virgem Maria Santíssima e a liturgia católica, celebração do mistério de Jesus Cristo, foram os dois principais temas a abordados no III Encontro Diocesano dos Homens do Terço, que aconteceu neste domingo, dia 25, nas dependências da Escola Municipal José Nery Constant, na cidade de Buerarema (BA). 

A quadra poliesportiva ficou completamente lotada de fieis. O evento reuniu mais de 600 integrantes da Diocese de Itabuna, com a participação especial do Terço dos Homens da Diocese de Ilhéus e das paróquias dessa região.

O tema foi: “O Amor a Eucaristia é a nossa Maior Riqueza”. Esse evento tem um significado maior porque setembro é celebrado pela Igreja Católica como o mês da Bíblia Sagrada. Além disso, é a primeira vez que o Encontro acontece, após 2 anos de pandemia.

O III Encontro começou às 7h30, com a acolhida dos grupos e das caravanas, no trevo que dá acesso à cidade, delegações de membros do movimento de várias paróquias das Dioceses de Itabuna e Ilhéus, e seguiram em caminhada pelas ruas da cidade louvando, cantando a Deus e a Nossa Senhora. Em seguida, os Homens do Terço e os convidados, participaram de um delicioso café da manhã, seguido de Adoração ao Santíssimo Sacramento, com a participação do pároco da Paróquia anfitriã (Paróquia Senhora Santana), o Pe. Alessandro Feitosa.

Pela manhã duas palestras que foram proferidas, como o tema “Maria Mãe Eucaristia, ensina-nos a Servir e Evangelizar”, e teve como pregador, o psicólogo Rafael de Souza Mauricio, Ministro da Eucaristia e membro do Movimento Apostolado da Oração da Paróquia Senhora Santana.

A segunda palestra teve como pregador, o padre Almir Divieso Roman, pároco da Igreja de São João Batista, distrito de São João do Paraíso, em Mascote. Ele falou sobre “Os dogmas de Nossa Senhora”.

Após o almoço, foi realizado a Reza do Terço que foi dividida por Foranias: Norte, Sul e Centro.

 
TESTEMUNHO:

E claro, não poderia faltar os testemunhos dos Homens que com a Reza do Terço e a confiança em Nossa Senhora, obtiveram respostas com muitos milagres. Um fiel da Paróquia de Nossa Senhora Aparecida, do bairro Califórnia, em Itabuna, foi um dos homens que deu seu testemunho. Na oportunidade, ele contou sobre a experiência que viveu em 2018, quando um familiar dele que havia mudado de cidade e conquistado um bom emprego, teve um AVC (Acidente Vascular Cerebral) com 24 anos. Ele ficou internado e preocupou toda família. Após exames, descobriu-se uma mancha no cérebro e o tratamento só era possível com uma cirurgia. Com esse diagnóstico, ele começou a orar, aos prantos, e pediu a Nossa Senhora, que olhasse pelo sobrinho, junto com Jesus Cristo. Ele relata que nesse momento de forte oração, o coração dele bateu forte.

Posteriormente, ele soube que o sobrinho (que estava em coma há três dias), abriu o olho, acordou do coma. E o mais importante: quando ele se preparava para cirurgia, ao fazer os exames pré-operatórios, constatou-se que a mancha tinha sumido. O médico não acreditou, refez os exames, e não encontrou novamente, a lesão no cérebro. O fiel termina o relato dizendo: “Eles não sabem o que aconteceu, mas eu sei! Maria passou na frente e foi um milagre que aconteceu, para toda a família”.

O Encontro contou ainda com sorteio de vários brindes para os participantes.

E às 16h40, aconteceu a Santa Missa presidida pelo bispo da Diocese de Itabuna, Dom Carlos Alberto dos Santos, e concelebrada pelo padre Elessandro Feitosa, (da Paróquia Nossa Senhora Santana de Buerarema) e pelo Diácono Esmeraldo Pio Sardinha.

HOMILIA
Durante a homilia, Dom Carlos fez alguns questionamentos aos presentes e ressaltou a importância de ler a Bíblia: “Está sendo bom esse Encontro? Nossa Senhora tem lugar no coração da gente? Nossa Senhora tem lugar no coração da família? Nossa Senhora tem lugar no coração dessa diocese? Vamos rezar e continuar rezando, mais ainda. Estamos hoje justamente no Dia Nacional da Bíblia. E A Palavra de Deus é para ser lida todos os dias. É a Palavra de Salvação! É Palavra que conduz! É Palavra que faz com que  sejamos melhores!”, disse o Bispo Diocesano.
 
No final da celebração, o coordenador diocesano do Movimento, Magno Garcia dos Santos, anunciou a 4ª edição em 2023, na paróquia Senhor Deus Menino na cidade de Ibicaraí (BA).


Vale ressaltar que o “Terço dos Homens” é um movimento de leigos da Igreja Católica que reúne homens de todas as idades e classes sociais. Por meio da devoção à Virgem Maria, incentiva a oração e o aprofundamento da espiritualidade.
Além da realização de trabalhos sociais, seus membros fazem a recitação semanalmente do Rosário de Nossa Senhora, nas paróquias e em residências.

Na Diocese de Itabuna, o “Terço dos Homens” tem como dirigentes: Magno Garcia dos Santos, coordenador diocesano; Carlos Marcelino Costa, vice-coordenador; Rivanildo da Silva Lino, secretário, e Paulo Roberto Nascimento Costa, tesoureiro.
 
Conheça um pouco o movimento que mais cresce no Brasil.
O objetivo do “Terço dos Homens” é resgatar homens, porque a Igreja Católica considera imprescindível a presença masculina em nosso meio para a formação da família e de uma sociedade cristã. Outra missão do movimento é despertar o comprometimento com a oração, a fé, a evangelização, a mudança de vida e o amor aos necessitados. O movimento está presente em todo o Brasil e atualmente conta com mais de dois milhões de integrantes no Mundo.
No sul da Bahia, são cerca de dois mil homens que participam de um projeto de evangelização nas áreas de abrangência das dioceses de Itabuna e de Ilhéus.
 
Em trinta municípios da região, os membros do “Terço dos Homens” participam de ações sociais, contribuindo, por exemplo, em campanhas de agasalho durante o inverno, ajudando os mais carentes.
A reza do terço é uma porta aberta para a evangelização, por isso é muito importante que participem ativamente da igreja. Servir a Deus é uma missão, por isso este movimento exige grande responsabilidade e espírito de comunidade.
 
O rosário é uma “arma” espiritual na luta contra o mal, contra toda a violência, para a paz nos corações, nas famílias, na sociedade e no mundo. O Movimento é um exemplo de fé e devoção e tem como missão, resgatar para a igreja homens de todas as idades, pois a presença masculina é imprescindível para a formação da família e de uma sociedade Cristã. É um exemplo de fé e devoção, pois quem reza faz uma profunda experiência com nosso Senhor Jesus Cristo.
 
A origem do Terço dos Homens a nível mundial é desconhecida. No exterior, “há notícias de tais grupos ao menos desde 1912″2. No Brasil, o Terço dos Homens foi fundado pelo Frei Peregrino, no dia 8 de Setembro de 1936, no povoado Vila da Providência, hoje cidade de Itabi, no estado de Sergipe.
 
Assista o vídeo:
 

Deixe uma resposta