Igreja Nossa Senhora da Saúde e Glória é restaurada e entregue à comunidade soteropolitana

, Destaques

Lideranças pastorais, autoridades civis e públicas participaram deste ato de valorização da cultura e história baiana.

Na manhã desta segunda-feira (08/11), a Arquidiocese de Salvador acolheu a cerimônia de entrega da Igreja Nossa Senhora da Saúde e Glória, localizada na capital baiana, na região do Largo da Saúde. Além das lideranças pastorais, estiveram presentes o Padre Valson Sandes (pároco deste território de evangelização) e o bispo auxiliar da Sé Primacial do Brasil, Dom Dorival Barreto Júnior.

Diante do acontecimento, Padre Valter destaca que a restauração da Igreja dedicada ao título Mariano da Saúde e Glória ultrapassa as questões de religiosidade. 

É um tempo de vitória! A Igreja Matriz está aberta para todos os que crêem e aqueles que não crêem. Isso ultrapassa a religiosidade, é um bem cultural da humanidade, casa da ternura e acolhida, como a mãe Maria, Senhora da Saúde e Glória.”, afirmou.

 


Padre Valson Sandes é Pároco da Igreja de Nossa Senhora da Saúde e Glória. Foto: Manoel Eloy 

Autoridades civis e públicas, como o prefeito de Salvador, Bruno Reis, e o vereador Joceval Rodrigues (Cidadania); os ministros do Turismo, Gilson Machado Neto, e da Cidadania, João Roma e a presidente nacional do Instituto do Patrimônio Histórico Nacional (IPHAN), Larissa Peixoto, também participaram deste ato de valorização da cultura e história baiana.

 


Autoridades públicas e religiosas marcaram presença na cerimônia. Foto: Manoel Eloy 

Em entrevista ao Fé Católica News, Dom Dorival enfatizou que o processo de recuperação dos patrimônios históricos de natureza religiosa contribui para o fortalecimento da missão evangelizadora. “É nossa expectativa que com essa parceria nós possamos também ter outras igrejas, outros bens culturais, religiosos da nossa arquidiocese, também recuperados, restaurados para se eles poderem cumprir essa sua missão. Missão também evangelizadora, porque esses espaços são espaços que manifestam a nossa fé”.

Segundo dados do Ministério do Turismo, a obra de restauração durou cerca de três anos e neste sentido, Padre Edilson Bispo, coordenador da Comissão de Bens Culturais da Arquidiocese, relatou sobre o sentimento de alegria pela conquista da viabilização de recursos para as intervenções necessárias no templo religioso que em breve fará 300 anos. “Então pra nós da comissão é uma alegria muito grande poder estar participando, porque é mais uma obra que se entrega aqui em Salvador. Um patrimônio histórico, cultural e religioso, sobretudo. Onde, durante anos, estava carecendo de restauração. […] Hoje, temos essa grata alegria de recebê-la de volta após um bom tempo que estava fechada para a restauração”.
 

Como forma de ressaltar a importância deste momento festivo, Dom Dorival pontuou os seus agradecimentos pela restauração de mais uma histórica Igreja da Arquidiocese de Salvador. “Hoje é um dia de agradecimento a Deus porque a igreja Nossa Senhora da Saúde e Glória pode então reabrir as suas portas para a comunidade de fé”. A cerimônia foi restrita ao público e contou com a transmissão ao vivo através das redes sociais do prefeito Bruno Reis.

Luanne Ribeiro/fecatolica

Deixe uma resposta