Igreja celebra hoje, o Senhor Bom Jesus. Confira tudo sobre a programação virtual da Romaria!

, Agenda

A Igreja hoje comemora no dia 6 de agosto a Transfiguração de Nosso Senhor Jesus Cristo, data muito especial onde seus filhos também contemplam a face de Jesus pela insigne veneração ao o Senhor Bom Jesus. 

O Cristo flagelado e coroado de espinhos é lembrado na tradição popular pela imagem do Bom Jesus, isto é, a imagem de Jesus coroado de espinhos, coberto com um manto vermelho. A imagem é conhecida também como Ecce Homo, lembrando a apresentação de Jesus flagelado diante do povo, no pretório de Pilatos, Ecce Homo são as palavras que Pôncio Pilatos disse em latim, ao apresentar Jesus Cristo aos judeus de acordo com os Evangelhos. Em português, a frase significa “Eis o Homem”  

O mesmo Deus, que manifestou toda a sua glória aos olhos dos Apóstolos no Monte Tabor, é o mesmo que se nos manifesta aos nossos olhos flagelado na imagem do Senhor Bom Jesus, cuja festa também comemoramos hoje. O Rei dos reis, o ser mais poderoso do Universo, Criador de todas as Coisas, é o mesmo Senhor que, descido do Trono, se nos faz agora humilhado, escarnecido e flagelado. Custa-se a entender que seja a mesma Pessoa. Tudo para nossa salvação, um amor tão extremo que foge à racionalidade humana. 

Programação da Novena e Festa: confira todos os detalhes!  

Começou na terça-feira (28), a novena e a festa do Senhor Bom Jesus da Lapa. Por conta da pandemia do coronavírus, toda a programação está acontecendo de forma virtual. As celebrações estão sendo transmitidas pela internet até hoje, dia 6 de agosto. 

Considerada a terceira maior romaria do país, o evento religioso atrai fiéis de várias partes do país há mais de três séculos. Este ano, no entanto, o pedido das autoridades do município é para que os romeiros não compareçam na cidade conhecida como a capital baiana da fé. 

O tema da festa remete ao momento complicado em que passa o mundo devido à pandemia – “Bom Jesus: responsabilidade missionária e cuidado com a vida”. 

“A romaria nossa foi cancelada e não terá publico, as missas serão celebradas e transmitidas. Pedimos aos romeiros que fiquem em suas casas, não venham para Bom Jesus e acompanhem toda a programação pela televisão e redes sociais”, disse o prefeito Eures Ribeiro. 

Desde o mês de março, o Santuário vem transmitindo as celebrações pelas mídias sociais. As romarias do Terço dos Homens e da Terra e das Águas, eventos que antecedem a Novena e a festa ao Senhor Bom Jesus, também aconteceram virtualmente por meio da Web TV Bom Jesus

Os fiéis puderam conferir todo o novenário de 28 de julho a 5 de agosto pelo Facebook, Instagram e canal no Youtube. Hoje, uma programação especial começou com missa solene às 7h e terminará com uma live do Padre Alessandro Campos às 19h30. 

A gruta permanecerá aberta, mas só poderá ser visitada das 8h às 14h. Haverá limite de pessoas e tempo em visitação a gruta, haverá túnel de desinfecção na entrada e na saída, distribuição de máscaras, além do controle feito pela Guarda Municipal e Polícia Militar de circulação de pessoas no entorno do morro. 

Estão proibidas as subidas ao morro e a entrada de ônibus e coletivos na cidade (que já ocorre por lei estadual). 

A partir do tema geral da romaria, durante os nove dias foram trabalhados subtemas relacionados à responsabilidade missionária e cuidado com a vida. 

A Novena Solene iniciará na terça-feira, 28, às 19h, com transmissão ao vivo pela WEB TV BOM JESUS. Até o dia 05 de agosto, ela foi acompanhada por este canal de comunicação do Santuário, na internet. Além disso, todos os dias foram transmitidos o Terço da Misericórdia às três da tarde e a Santa Missa, às 17h. 

Do dia 03 ao dia 05 de agosto, a TV Aparecida também passou a transmitir a Novena Solene às 19h. Hoje, a programação é especial! Logo às sete horas da manhã, aconteceu a Santa Missa Solene, transmitida pela TV Pai Eterno. Às 16h, a Imagem Peregrina do Senhor Bom Jesus percorrerá algumas ruas da cidade e às 18h, acontecerá o encerramento na esplanada do Santuário, transmitido pela TV Aparecida e Web TV Bom Jesus. 

Para encerrar a parte musical do festejo, com chave de ouro, hoje, os fiéis poderão acompanhar de casa, às 19h30, uma Live Show com o padre Alessandro Campos, realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Turismo. 

Foto:Reprodução/Internet

Deixe uma resposta