O Santuário do Arraial d’Ajuda é considerado o mais antigo santuário católico do Brasil, cuja romaria acontece a partir do dia 6 de agosto, com o ápice da festa em homenagem à padroeira do Arraial, hoje, dia 15 de agosto, data da Procissão de Nossa Senhora d’Ajuda, onde Romeiros de todo o Brasil se manifestam em ato de fé e tradição.
A Romaria este ano, será de forma virtual, devido a pandemia do novo coronavírus.
Os devotos e romeiros terão uma experiência única. Em cada lar, está tendo um Santuário de Nossa Senhora d’Ajuda!
O primeiro Santuário do Brasil, que fica em Arraial d’Ajuda, distrito de Porto Seguro, celebra hoje, 470 anos de Fonte sagrada!
A igreja de Nossa Senhora d’Ajuda foi uma homenagem a Tomé de Souza e aos primeiros jesuítas que chegaram nas belas praias do Sul da Bahia em 1549, com suas 3 naus: Salvador, Conceição e Ajuda, que viriam mais tarde a ser os nomes das cidades e de suas primeiras igrejas.
Confira a mensagem publicada no site: benfeitoresdajuda.blogspot.com, que conta um pouco da história da chegada de Nossa Senhora d’Ajuda:
“Quando aqui chegou em 1549, trazida pelos Missionários Jesuítas, Nossa Senhora d’Ajuda foi acolhida como Mãe e Rainha.
A fé do povo que a acolheu era imensa. Gloriosa Santa que logo descobriu-se ser milagrosa. Durante a construção da Casa de Nossa Senhora, por sua poderosa interseção, Deus não nos deu tão somente uma fonte de água boa para beber. Deu-nos água milagrosa para curar as feridas do corpo e da alma. E logo, a Casa de Nossa Senhora, designação do sec. XVI, recebia as romarias daqueles que vinham em busca dos milagres e para agradecer pelas inúmeras bênçãos alcançadas.
A água da Fonte Milagrosa de Nossa Senhora tornou-se, então, conhecida por toda costa brasileira. sendo “exportada” para as demais Capitanias e inclusive para a Coroa Portuguesa. Salve Senhora d’Ajuda, Gloriosa Santa!”
Confira a programação completa da Festa hoje:
09h30- carreata (saindo da Comunidade Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (Balsa)
18h- Missa solene da Festa de Nossa Senhora d’Ajuda (Transmissão ao vivo através das redes socais do Santuário).
Foto: Reprodução/Internet
Comments
No comment