Fieis se preparam para celebrar Bom Jesus da Lapa!

, Destaques

Todo ano, milhares de romeiros participam de uma das maiores romarias do Brasil: a Romaria de Bom Jesus da Lapa. Em número de fieis, ela perde apenas para a  Romaria de Nossa Senhora Aparecida, em São Paulo, e para Romaria de Juazeiro do Norte, no Ceará. 

 Neste ano, não vai acontecer as tradicionais caravanas. 
A tradicional romaria que movimenta milhares de peregrinos, pelo segundo ano consecutivo, vai acontecer de forma virtual, por conta da pandemia do coronavírus. 

Os fiéis vão celebrar os 330 anos de história do Santuário de Pedra e Luz , no Oeste da Bahia,  entre os dias 28 de julho e 04 de agosto de 2021.   

O tema central da festa será “Bom Jesus, o filho de José: comunhão, diálogo e missão”, e o lema: “Que todos sejam um” (Jo 17, 21). 

Todos o novenário será  transmitido, ao vivo, pelas redes sociais do Santuário (Youtube, Facebook e Instagram), além das emissoras de TV’s e Rádios  católicas: TV Web Bom Jesus, Rádio Bom Jesus FM 98.1, TV Aparecida e TV Pai Eterno. 

As romarias começaram com a chegada de Francisco de Mendonça Mar que, em 1691, foi a pé para Salvador, conduzindo por vários meses uma imagem do  Senhor Bom Jesus, de aproximadamente 35 centímetros, indo parar no morro  que se tornaria, um ano depois, um santuário de peregrinações. As  romarias de Bom Jesus da Lapa se dividem oficialmente em três: Romaria da Terra, Romaria do Bom Jesus e a Romaria de Nossa Senhora da Soledade. 
Essas 3 romarias movimentam os meses de julho, agosto e setembro, sendo  este o período de maior fluxo de visitantes na cidade. 
Julho é o mês da Romaria da Terra. Em agosto se comemora a Festa do Senhor Bom Jesus, que data de 330 este anos de 2021, cujo ápice da  romaria é o dia 06 de agosto, chegando a trair mais de 500 mil pessoas. 
Em 15 de setembro é celebrada a Romaria de Nossa Senhora da Soledade. 
Vale ressaltar que este ano só é permitido 30 por cento da capacidade do Santuário, respeitando todas as restrições dos Órgãos de Saúde do estado, município e da (OMS). 

Foto: Divulgação/Internet

Deixe uma resposta