Fieis participam de Adoração da Cruz na Sexta-feira Santa em Una

, Entrevistas

Fieis se reuniram na tarde desta sexta-feira (19) para participar da Celebração da Cruz na Igreja Matriz de São José (Una/BA). De acordo com a tradição cristã, este é o único dia do ano em que não são realizadas missas. O ritual de adoração começou às 15h, horário que remete ao momento da crucificação de Jesus Cristo. As imagens dos santos foram cobertas e o altar não tinha toalhas ou flores. Logo após a entrada, o Padre Nerivaldo se deitou no chão como um sinal de respeito.

Neste dia, a igreja em memória de Jesus Cristo não celebra a Eucaristia, mas tem uma ação litúrgica em que se proclama o evangelho da Paixão do Senhor, segundo São João. Em seguida, há a apresentação da cruz aos fiéis, para um momento de adoração. Beijamos a cruz de Cristo, esse beijo, que é dado diretamente ao lenho, à cruz, à imagem em que Ele tem um sentindo sacramental, isto é, nós precisamos de elementos que podemos tocar, ver, sentir, mas o que adoramos na verdade é o mistério da redenção.

Todas as ofertas arrecadadas pelas igrejas católicas do mundo durante a Sexta-Feira da Paixão são encaminhadas para a custódia da Terra Santa. O recurso é usado para manter as igrejas e para incentivar a evangelização.

Após a celebração da Paixão os fieis saíram em procissão pelas principais ruas da cidade com a imagem do Senhor morto. Denominada procissão do Senhor Morto, esse rito tradicional da Igreja Católica relembra o momento em que os discípulos retiram o corpo de Jesus Cristo da cruz para sepultá-lo…..Continue lendo.

Deixe uma resposta