Fieis festejam Senhora Sant´Ana na Diocese de Itabuna

, Destaques

Os festejos em louvor a Senhora Santana, a avó de Jesus, finaliza nesta quarta-feira (26) em duas paróquias pertencente à Diocese de Itabuna. A Paróquia Senhora Sant´Ana, na cidade de Buerarema,  realizou o  novenário em homenagem a santa,que  iniciou no dia 17 e o tema refletido foi: “Senhora Sant´Ana, ensina-nos a obediência assim como Maria“.  Já em  Floresta Azul (BA), o Trezenário iniciou no dia 13 e teve como tema: “A minha Alma  engrandece o Senhor”(LC 1,46).

Vale lembrar que o Dia dos Avós é comemorado em 26 de julho, data em que é comemorado o Dia de Nossa Senhora Sant’Ana, mãe de Maria e avô de Jesus. Diversas paróquias e comunidades em todo o mundo vão celebrar esta data.

                                                                         Conheça a historia Senhora Santana

 Santa Ana ou Sant’Ana é a mãe de Nossa Senhora e avó de Jesus. Sobre ela, porém, há poucos dados biográficos. As referências que chegaram até nós sobre os pais de Maria foram deixadas pelo Proto-Evangelho de Tiago, um livro escrito provavelmente no primeiro Século e que não faz parte dos Evangelhos Canônicos, ou seja, aqueles reconhecidos pela Igreja como oficiais. Porém, o Evangelho de Tiago é uma obra importante da antiguidade e citada em diversos escritos dos padres da Igreja Oriental, como Epifânio e Gregório de Nissa.

Santa Ana e São Joaquim, porém, eram pessoas de fé e confiavam em Deus, apesar de todo sofrimento que viviam. Assim, num dado momento da vida, São Joaquim resolveu retirar-se no deserto, para rezar e fazer penitência. Nessa ocasião, um anjo lhe apareceu e disse que suas orações tinham sido ouvidas. Ao mesmo tempo o anjo apareceu também a Santa Ana confirmando que as orações do casal tinham sido ouvidas. Assim, pouco tempo depois que São Joaquim voltou para casa, Ana engravidou. Parece que através do sofrimento, Deus estava preparando aquele casal para gerar Maria, a virgem pura concebida sem pecado. O nascimento de Maria Segundo a Tradição cristã, no dia 8 de setembro do ano 20 a. C., Santa Ana deu à luz uma linda menina à qual o casal colocou o nome de Miriam, que em hebraico, significa “Senhora da Luz”. Na tradução para o latim ficou “Maria”. A vergonha tinha ficado para trás. E daquela que todos diziam ser estéril nasceu Nossa Senhora, a mãe do Salvador. Santa Ana e São Joaquim são de fundamental importância na História da Salvação. Não só pelo nascimento de Maria, mas também pela formação que deram à futura Mãe do Salvador.

Texto e foto: Portal Católico.net

 

Deixe uma resposta