Encontro Matrimonial Mundial tem novos responsáveis na Arquidiocese de Aracaju

O Arcebispo Metropolitano, Dom João José Costa, recebeu a visita da nova equipe eclesial diocesana do Encontro Matrimonial Mundial. O casal Edna Maria Andrade de Jesus e Bernardino Alexandre de Jesus, e o padre Videlson Teles de Meneses estarão à frente do Movimento em nossa Arquidiocese durante os próximos três anos. Além deles, estava presente o casal Pedro Ferreira Lima e Maria Rita de Cássia Nunes Lima, que antecedeu a atual equipe, juntamente com o padre Jefferson.

O Movimento foi criado na Espanha, na década de 50, pelo missionário redentorista padre Gabriel García Calvo. Durante seu trabalho com jovens e adolescentes, percebeu claramente que a comunicação entre os pais trazia reflexos diretos no comportamento dos filhos. Jovens com facilidade de relacionamento em grupos vinham de famílias onde os pais tinham alguma comunicação entre si. O contrário também era verdadeiro. Jovens com dificuldades de relacionamento com os amigos eram filhos de pais que não se comunicavam no casamento. Esta experiência, que visa fortalecer o relacionamento através do diálogo, foi levada da Espanha para os Estados Unidos e, atualmente, encontra-se em mais de 100 países.

No Brasil, iniciou em 1976, como Encontro do Diálogo e, em 2003, retomou o nome original de Encontro Matrimonial Mundial, em unidade com a Família do Encontro Matrimonial no mundo todo. Há mais de 40 anos no Brasil, atua em Aracaju desde 2005, onde contou com o pioneirismo de padre Jefferson Pinheiro e do casal José Wylliam Silva Menezes e Wylden Almeida Menezes (Ude).

O Encontro Matrimonial Mundial, através do Fim de Semana (FDS), é uma experiência projetada para casais sacramentados ou que não tenham impedimento, sacerdotes, religiosos e religiosas, que visa promover e valorizar os sacramentos missionários do matrimônio e da ordem sacerdotal. Sua missão é proclamar o valor dos Sacramentos do Matrimônio e da Ordem Sagrada na Igreja e no mundo. A visão do Movimento é: “Amem-se uns aos outros assim como Eu os amei.” E o carisma: A fé através do relacionamento.

Fonte:Arquidiocese de Aracaju

Deixe uma resposta