Encontro da Pastoral da Catequese, Sub Regional Pastoral VI

, Eventos

Realizou-se no Centro de Pastoral da Diocese de Itabuna nos dias 16, 17 e 18 de setembro o Encontro da Pastoral da Catequese, Sub-Regional VI, que abrange as seguintes cidades; Itabuna, Ilhéus, Teixeira de Freitas – Caravelas e Eunápolis, com o tema: Família, Casa de Misericórdia, tendo um público de 100 pessoas.
O seminarista Antônio Martins da Diocese de Eunápolis explanou o tema central do encontro, Família, Casa de Misericórdia; “Família nuclear e extensa, a nuclear que são compostas por pais, irmãos e a extensas avós, tios, primos… já nas famílias monoparental são compostas por pais ou mães, em sua maioria é composta devido um divórcios, morte, abandono, ou decisão da mulher em criar a criança só, com a família comunitária, são todos os membros adultos que constituem o agregado familiar são responsáveis pela criança.
No tempo em que vivemos temos um outro tipo de família, a contemporânea és caracterizada pala sua inversão de papéis do homem e da mulher em sua estrutura familiar, passando a ser a mulher a chefe da família, por mães solteiras ou divorciadas, a família é considerada uma instituição responsável por promove a educação dos filhos e influenciar o comportamento dos mesmo da sociedade, na catequese como verdadeiros cristãos. Os pais estão se ausentando da educação dos filhos e deixando para as escolas e para a Igreja, coisa que é primordial dos pais a educação primeira aos seus filhos. “ Família: primeira escola da misericórdia” (Papa Francisco).
Os catequistas não podem assumir o que é dos pais, a educação, o catequista ou professor não é educador e sim professor, educar é responsabilidade dos pais. Família perfeita não, mas momentos perfeitos dentro dela sim, o ambiente familiar é um local onde deve existir harmonia, afeto, proteção e todo tipo de apoio para os membros da família. A família estar perdendo ou perdeu os seus valores, de comprimentos ou pedir a benção aos pais, não fazem as refeições juntos, não se rezam em comunidade familiar. “A medida que a família cristã acolhe o evangelho e amadurece na fé, torna-se comunidade evangelizadora” (João Paulo II). ”
Na oficina de dinâmicas realizada por Albertina Cistina Pereira Santos da Diocese de Ilhéus, ela que é assessora da coordenação da catequese em Ilhéus, mostrou na teoria e na prática várias formas de dinâmicas que podem ser feitas com as crianças e jovens na catequese. A turma foi dividida em dois grandes para ver nas oficinas os pontos positivos, negativos e o caminho a ser seguido na família. Padre Adriano com a oficina, Vocação da Família e o Seminarista Damião Espiritualidade da Família ele que é da Diocese de Ilhéus, em seguida noite cultural com som ao vivo e belas apresentações por jovens da Diocese de Itabuna.
Terminando as conferências do encontro o Padre Vinicius veio com o tema; Família e comunidade, onde foi discutido pontos críticos e polêmicos que acontece nas famílias em nossas comunidades, uma forma de alertar os catequistas presentes, para que possa dar uma boa orientação catequética para as famílias e as crianças e jovens na comunidade.

Foto e texto: Tiago Souza

Pascom-Diocese de Itabuna

Deixe uma resposta