Dom Ceslau Stanula fala sobre renúncia da Diocese de Itabuna e sobre seus próximos trabalhos de evangelização

, Entrevistas

A Diocese de Itabuna começou o mês de fevereiro com um novo administrador apostólico, pois o bispo diocesano Dom Ceslau Stanula anunciou a sua renúncia e passou o posto para dom Carlos Alberto dos Santos.

A posse do novo bispo vai acontecer no dia  7 de abril, às 17h. Diante dessa situação, o bispo Dom Ceslau Stanula  deu uma entrevista com exclusividade ao Portal Católico falando sobre essa mudança e sobre seus próximos trabalhos. Confira na íntegra:

Portal Católico: Qual motivo da sua renúncia ao governo da Diocese de Itabuna?

Dom Ceslau: Não tenho nenhum motivo. O direito canônico fala que cada padre, diácono e bispo ao completar 75 anos entrega a sua Diocese ou sua paróquia, o seu serviço diaconal, nas mãos do seu superior. Porque geralmente com 75 anos, a gente não tem mais tanta habilidade. Por isso, obedecendo ao cânon e a disposição da Igreja, como completei 75 anos há dois anos, escrevi a carta para o Santo Padre colocando a minha Diocese à disposição. Em pouco tempo recebi a resposta do Santo Padre dizendo que aceitava o meu pedido e que eu continuasse até a nomeação do novo bispo. Até que dia primeiro de fevereiro veio então a publicação que o Papa aceitou a minha renúncia e, ao mesmo tempo, nomeou o meu sucessor que é Dom Carlos Alberto dos Santos, que era bispo de Teixeira de Freitas. Também eu acho que isso é importante para a caminhada tranqüila na Diocese e na Igreja.

Portal Católico: Quais são os planos a partir desta renúncia?

Dom Ceslau: O padre nunca é desempregado porque sempre tem o que fazer devido a quantidade de padre que é pouca. Concretamente eu sou missionário, vim da América Latinha há 50 anos, então eu volto agora para a minha Congregação Redentorista da qual saí há tantos anos e procurarei (enquanto ainda Deus me der vida) levar a vida como religioso e também, num caso de necessidade, pregar as missões, atender as confissões, ser capelão, talvez, de uma instituição religiosa. Não vai faltar serviço! Mas eu acho que no início tenho que descansar porque nesses últimos anos não tive férias. Então esses são os meus planos, continuar mas morando em Salvador na Comunidade Redentorista.

Portal Católico: O que os fieis itabunenses podem esperar do trabalho do novo bispo Dom Carlos Alberto?

Dom Ceslau: Eu posso dizer com toda sinceridade que eu deixo a Diocese arrumada. Primeiro porque fizemos durante quase vinte anos o espaço físico para o trabalho tranqüilo. Temos um Centro Pastoral muito grande e bom para os encontros, cursos e etc, o que é algo muito importante para a Diocese. Temos Seminaristas, quase todas as paróquias têm padre, então a Diocese está, eu diria, mais ou menos arrumada. Não tem grandes problemas. Temos vivência boa com os padres, não temos dívidas com ninguém. Então aquele que vem precisa conhecer tudo e fazer o trabalho a seu modo, até porque a Diocese não se escolhe, ela se recebe e continua procurando evangelizar. Espero que ele (Dom Carlos Alberto dos Santos) não tenha grandes problemas. Essa Diocese de Itabuna é considerada uma das boas.

Portal Católico: Pode deixar as suas considerações finais para o público leitor e para os fieis que acompanharam o seu trabalho na Diocese de Itabuna

Dom Ceslau: Eu queria que o povo da Diocese de Itabuna acolhesse com muita confiança e abertura o novo bispo que veio. Sei que muitos gostam de mim, que muitos se apegaram o meu jeito, mas o outro vai ter o seu jeito próprio e ele vem de boa vontade, por isso, acolham bem o bispo e colaborem para que o reino de Deus cresça, porque isso que é importante, ir na direção de Cristo para que todos encontrem mais paz e alegria. Quanto mais a gente se aproxima de Jesus por meio e com ajuda dos nossos pastores, a convivência será melhor. Eu desejo que todos sejam felizes e que possam encontrar a paz, a tranqüilidade nas suas vidas e em suas famílias. Rezem por mim também, enquanto a vela da vida não se apagar, eu sempre vou lembrar de Itabuna, pois o povo de Itabuna é bom, é muito bom, e eu gosto e amo esse povo por ter me acolhido. E esse amor está confirmado por quase vinte anos que caminhamos juntos. Que Deus abençoe a todos!

Por:Redação Portal Católico

Deixe uma resposta