Dom Carlos Alberto se emociona ao receber o Título de Cidadãos Itabunense

, Entrevistas

Em comemoração aos 108 anos de Itabuna, comemorados no dia 28 de julho, o Legislativo concedeu Títulos de Cidadania Itabunense, na sessão solene que aconteceu na última quarta-feira (26) na Associação Atlética do Banco do Brasil (AABB), em Itabuna (BA).

Na oportunidade, foram entregues Títulos de Cidadãos Itabunenses a personalidades que prestam serviços relevantes ao Município.

Essa cerimônia acontece na cidade através da Câmara de Vereadores e foi oferecida aos religiosos pelo Vereador Enderson Guinho. Segundo ele, para poder receber um título de Cidadão Itabunense, a pessoa não deve ter nascido na cidade de Itabuna e precisa ter um trabalho de destaque no Município, no Estado ou na União. Logo, uma pessoa que teve um trabalho de grande destaque, mas que tenha nascido em Itabuna, recebe uma medalha de honra ao mérito.

Entre os nomes dos homenageados, estava o do Bispo da Diocese de Itabuna, Dom Carlos Alberto dos Santos (que não pôde comparecer,  e em seu lugar,foi enviado o Pe. Monsenhor Nicolau Klak, vigário geral da Diocese de Itabuna).

Após a missa solene que aconteceu no sábado (28), em comemoração ao aniversário de Itabuna, às 8h, o vereador Enderson Guinho fez a entrega do Título oficialmente ao bispo. Dom Carlos não conteve a emoção. Ele concedeu uma entrevista exclusiva a este Portal e falou sobre a sensação de receber o Título: “Pra mim, foi uma grande surpresa, pois eu só tenho 1 ano e 3 meses em Itabuna, e já estou sendo considerado ‘filho da terra’, ao receber o Título de Cidadão Itabunense. Para mim, foi uma grande alegria, e um grande reconhecimento, pois eu agora faço parte da grande família de Itabuna. Então, é uma grande alegria e uma grande responsabilidade também, porque eu tenho que doar-me mais ainda à serviço da sociedade, da Igreja, desse povo tão bom, tão querido de Itabuna. Agradeço através do Guinho esta manifestação carinhosa, ao lado dos vereadores, e das nossas outras autoridades, que receberam este Título”.

Vale ressaltar que além de Dom Carlos, o Padre Manoel Carlos Jesus Cruz (pároco da Paróquia Senhor do Bonfim, do bairro Jardim Primavera) também foi homenageado. Ambos foram indicados por Enderson Guinho. Na ocasião, ele justificou por que escolheu esses dois religiosos para serem homenageados: “Por eu ter saído da Igreja Católica  e ainda estar nela (ser do seio da Igreja, ser agente de pastoral), eu sei da importância dos religiosos  na vida da sua comunidade e da sua importância para o país. Eu sempre venho dizendo que se não fosse a Igreja, nós estaríamos muito pior, porque a Igreja, muitas vezes, ela faz o papel do Estado: ela cuida, tira os jovens das drogas, da marginalidade, cuida das famílias, e faz realmente um trabalho social que o Estado deveria fazer. Então, com isso eu escolhi dois religiosos  que têm uma representação em nosso Município, em especial, Dom Carlos Alberto, que hoje representa todos os católicos itabunenses”. 
O Portal Católico mais uma vez parabeniza os homenageados que tiveram merecidamente seus trabalhos valorizados e reconhecidos por meio de um Título e uma celebração honrosa. Com certeza, Itabuna torna-se uma cidade melhor, com o apoio desses homens que fazem suas missões com amor e dedicação baseadas na palavra de Deus.

Deixe uma resposta