Dom Adelar Baruffi é nomeado Arcebispo da Arquidiocese de Cascavel

, Destaques

A arquidiocese encontrava-se vacante desde a morte de dom Mauro Aparecido dos Santos, em 11 de março de 2021 

O Santo Padre, o Papa Francisco nomeou nesta quarta-feira, 22, Dom Adelar Baruffi como arcebispo Metropolitano de Cascavel, Paraná, transferindo-o da Sé Episcopal de Cruz Alta. A arquidiocese encontrava-se vacante desde a morte de dom Mauro Aparecido dos Santos, em 11 de março de 2021. A Presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) saudou o novo Arcebispo com uma mensagem (veja abaixo). 

Curriculum vitae

Dom Adelar Baruffi nasceu em 19 de outubro de 1969 em Garibaldi, no Estado do Rio Grande do Sul. Ele estudou filosofia na Universidade de Caxias do Sul (1988-1990) e teologia na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1991-1994). Ele obteve a Licença em Antropologia Teológica e Teologia Espiritual na Pontifícia Faculdade Teológica Teresianum de Roma (2000-2001) e frequentou cursos para Formadores de Seminários no Brasil e em Santiago do Chile (CELAM).

Em 12 de janeiro de 1995, recebeu a ordenação sacerdotal e foi incardinado na Diocese de Caxias do Sul, na qual ocupou os seguintes cargos: Assistente Espiritual e Reitor do Seminário Menor e do Curso Propedêutico; Reitor do Seminário Maior; Coordenador dos Formadores; Coordenador da Pastoral Presbiteral; Vigário Paroquial e Membro do Conselho Presbiteral e do Colégio de Consultores.

 Em 17 de dezembro de 2014, ele foi nomeado bispo de Cruz Alta e recebeu a ordenação episcopal em 7 de março de 2015.

Saudação a Dom Adelar Baruffi

Brasília-DF, 21 de setembro de 2021.

Estimado irmão, Dom Adelar,

No dia de hoje, participamos da alegria de todo o povo de Deus na Arquidiocese de Cascavel (PR), que o acolhe como novo bispo. Da mesma forma, manifestamos nossa proximidade fraterna, neste momento em que recebe uma nova missão.

Seu lema episcopal, “Servo de Jesus Cristo”, tirado da Carta aos Romanos (Rm 1,1), nos recorda o chamado que Deus faz aos homens a serem seus apóstolos e a anunciar o Evangelho, como o fez a Paulo. A identidade do bispo é compreendida na sua vinculação a Jesus Cristo e na sucessão apostólica. É seu seguidor e seu servo. Jesus nos deixou o exemplo daquele que “não veio para ser servido, mas para servir e dar a vida em resgate por muitos” (Mc 10,45).

Como todos os ministérios na Igreja, também o ministério episcopal é um serviço, exercido na comunhão com o colégio episcopal e com o bispo de Roma, o Papa. Rogamos bênçãos à continuidade de sua missão como servidor de Jesus Cristo e da sua Igreja, à porção do povo de Deus na arquidiocese de Cascavel, agora confiada aos seus cuidados pastorais.

Que Nossa Senhora Aparecida, padroeira da Arquidiocese de Cascavel, seja guia e sustento seguro para um pastoreio frutuoso.

Em Cristo,

Dom Walmor Oliveira de Azevedo
Arcebispo de Belo Horizonte (MG)
Presidente da CNBB

Dom Jaime Spengler
Arcebispo de Porto Alegre (RS)
Primeiro Vice-Presidente da CNBB

Dom Mário Antônio da Silva
Bispo de Roraima (RR)
Segundo Vice-Presidente da CNBB

Dom Joel Portella Amado
Bispo auxiliar da arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro (RJ)
Secretário-geral da CNBB

Com Vatican News e CNBB
Foto: Reprodução / Arquidiocese de Cascavel 

Deixe uma resposta