Diversas voluntários do Movimento Focolares da região participam de evento em ilhéus

, Destaques

No dia 15 de agosto de 2019, foi realizado, no auditório Altamirando Marques, na Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc – Ilhéus-Ba), palestras com o tema: Ética no dia-a-dia das relações sociais e profissionais. A palestrante Suzana T. Matiello, escritora do livro Chiara Lubich: o radicalismo do amor para a ética do encontro iniciou o evento; sendo seguida pela palestra do pedagogo e empreendedor social Jean Santos. O evento contou com a participação de alunos de diversos cursos da Universidade, professores do curso de Administração e diversas voluntários do Movimento Focolares das cidades de Itabuna-Ba e Ilhéus-Ba. O evento ultrapassou as fronteiras da Uesc, realizando, por meio de doações dos alunos, uma Ação de caridade, na qual foram entregues 150 quilos de alimentos não perecíveis, para famílias carentes no lixão do bairro Novo em Ilhéus-Ba. Todos esses objetivos foram possíveis devido ao empenho dos professores do Departamento de Ciências Administrativas e contábeis (DCAC), alunos e parceria com voluntários do Movimento Focolares.

O diretor do DCAC, professor Rozilton Ribeiro, destacou por meio de uma mensagem a atuação do palestrante – empreendedor social Jean Santos:  “Olá Jean, em nome da UESC, do Departamento de Ciências Administrativas e Contábeis e em meu nome pessoal, agradecemos a sua visita e a sua palestra enriquecedora sobre o empreendedorismo social que, infelizmente, é tão negligenciada pelos poderes constituídos. Parabéns pelo seu altruísmo e olhar coletivo na busca de solução dos problemas vivenciados pelas comunidades mais carentes da nossa população. Sabemos que o Brasil é um celeiro e uma grande matéria prima para a existência desses problemas diante das questões do desemprego estrutural que geram, por via de consequência, outros problemas como a prostituição infantil e a marginalidade decorrente dessas carências. Parabéns, também, pelo seu senso de responsabilidade, solidariedade e ousadia. Com Gratidão: Rozilton”

E o próprio palestrante Jean Santos discorreu sobre suas impressões: “Saudações aos Jovens, estudantes, amigos/IRMÃOS, colegas PROFESSORES e colaboradores das cidades Ilhéus/Itabuna  que vivem na universidade da vida desejo a vocês o que tenho de melhor “viver e não ter vergonha de ser feliz” e experimentar a felicidade de fazer o outro feliz, sobretudo os mais jovens. Parabéns a cada um (a) por buscar viver na ética do amor recíproco.

 Eu Jean Santos, EP5² vivo por um mundo mais justo e equitativo minhas ações, palavras  e pensamentos pois no livro de Lucas 12 diz: “ a quem muito foi dado, muito será pedido; a quem muito foi confiado, muito mais será exigido!” Neste sentido precisamos sempre manter  um coerência  como  os novos saberes. Se preocupar com o outro é não uma dádiva do Cristão, mas um sentimento, uma inteligência, e tem mais, é algo natural do humano, ou seja, a solidariedade é nata.

 Penso que não devemos ir no caminho do vandalismo coletivo e sim no caminho da compaixão, pois nossa ENGENHARIA é prefeita (pensar, sentir, refletir, conviver, coligar, dialogar) e se necessário agir nossa tecnologia é das melhores: o Bem Relacional.  Viva o radicalismo do amor para uma ética do encontro no dia a dia.

 Durante este dia a minha esperança se renovou, pois participar do evento na UESC e conviver com as turmas de estudantes de ENGENHARIA analisei, que de fato a juventude é uma janela de oportunidade, sendo assim, posso esperançar dias melhores. Jean Santos, EP5², Empresa  Siga-me  Consultoria Socioeducativa”

Deixe uma resposta