Diocese de Itabuna promove formação para MECE

, Destaques

Os Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística – MECE da Faronia Centro, estiveram em formação nos dias 21 e 22  de julho, no Centro Pastoral Diocesano, na cidade e diocese  de Itabuna, no sul da Bahia.
A instituição dos Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística – MECE, com a  inciativa do Papa Paulo VI e promulgada com a Instrução “Immensae caritatis” da Congregação para a Disciplina dos Sacramentos, em 29 de janeiro de 1973.
Os Ministros Extraordinários são normalmente leigos ou religiosos(as) idôneos, escolhidos entre os paroquianos pelo pároco ou administrdor paroquial e instituídos pelo Bispo Dicoesano, a quem foi dada esta faculdade pelo Santo Padre.
Distinguem-se dos Ministros Ordinários da Eucaristia, que são bispos e  sacerdotes para a celebração da Eucaristia e a distribuição da Sagrada Comunhão, e os diáconos para a distribuição da Comunhão aos fiéis.
Após o Concílio do Vaticano II (1962-65), o Papa Paulo VI autorizou a instituição dos Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão (MECE´s). Fiéis leigos cuja missão é facilitar aos celebrantes a distribuição da Sagrada Comunhão em igrejas, capelas, hospitais, aos doentes nas casas e outros lugares, desde que o sacerdote não possa fazer isso.  E diante da importância desta missão,  a Diocese de Itabuna  está realizando formações para os membros da MECE por Faronias. Nos próximos meses serão as Faronia Norte e Sul. 

Por se tratar do Ministério Extraordinário, a faculdade é concedida por tempo determinado, por exemplo, para dois anos. A função dos membros da MECE é ajudar o celebrante a distribuir a Santa Comunhão na Santa Missa e a levá-la aos enfermos.

Fotos:Reprodução/Facebook

Deixe uma resposta